Sociedade

Na sessão de boas festas, José Carlos Rolo sublinha que Albufeira é o concelho do país "com melhor nível de vida"

Foto - Rui Gregório (CM Albufeira)
Foto - Rui Gregório (CM Albufeira)  
Na segunda-feira, foi ligada a iluminação de Natal em Albufeira. Nos Paços do Concelho, que também já se encontram decorados, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, desejou boas festas a empresários, clubes e associações culturais, desportivas e sociais, entidades civis, militares e religiosas, a todos os parceiros do Município e aos funcionários da autarquia.

PUB
Na ocasião, esteve presente a embaixadora Josefina Kosta, cônsul-geral da Guiné Bissau no Algarve, e recordou que desejar as boas festas a todos os parceiros e aos funcionários do Município é uma "tradição que faço questão de manter". 
 
José Carlos Rolo sublinhou que o Natal é a festa da família, no entanto, explicou que é diferente de todas as outras, "porque durante oito dias reunimo-nos em convívio à volta da mesa, trocamos presentes, mas sobretudo porque nos juntamos em espírito de fraternidade, paz, amor e solidariedade. Não se trata apenas do Natal da família biológica, mas também da família dos clubes, das associações, de diferentes entidades públicas e privadas e das empresas que reúnem os seus colaboradores em volta do mesmo objetivo. E é precisamente isso que estamos a fazer aqui hoje todos os que aqui estão representam a família do Município de Albufeira a quem agradeço o contributo em prol do desenvolvimento do nosso concelho. Agradeço, igualmente, aos funcionários desta casa e desejo que no próximo ano trabalhem ainda melhor do que fizeram este ano, naquilo que é uma desejável melhoria contínua".
 
O autarca falou também dos próximos desafios que diz ter pela frente, nomeadamente "o problema da falta de água, em que todos temos que tomar, urgentemente, consciência da importância do seu uso parcimonioso; as alterações climáticas, sendo que temos o dever de alterar alguns comportamentos, quer a nível individual quer coletivamente, para minimizar as suas consequências; os problemas económicos e a guerra em diversos países com impactos significativos a nível mundial. Albufeira é um concelho eminentemente turístico, temos uma imagem construída que é preciso manter e melhorar, o que por vezes é dificultado devido à publicação de falsas notícias, como foi o recente caso da notícia sobre a criminalidade. Por vezes as próprias estatísticas do INE partem de falsos pressupostos, o que claramente aconteceu nesta situação, o que nos deixa ficar mal aos olhos da opinião pública", afirmou. "Albufeira é o concelho do país com o melhor nível de vida e isto deve-se a todos nós, executivo municipal, funcionários da autarquia, empresários, profissionais de diversas áreas, associações do concelho com uma forte dinâmica". 
 
O edil destacou o arranque da empreitada de requalificação e ampliação da Escola Básica de Ferreiras e outros projetos e obras em andamento como a requalificação da Escola Francisco Cabrita e da Escola Secundária, a construção do novo Centro de Saúde, a pavimentação da estrada 526 da Marina até Pêra, o melhoramento do Estádio da Nora, a construção do Coletor de Meia Encosta Poente na Avenida do Ténis, no âmbito do Plano Geral de Drenagem de Albufeira ou a construção de um novo Auditório/Centro Cultural.
 
A nível desportivo realçou a "excelente notícia", de Albufeira ter vencido a candidatura a Capital Europeia do Desporto em 2026. 
 
Francisco Oliveira, presidente da Assembleia Municipal de Albufeira também apresentou as boas festas, referindo que "o verdadeiro espírito de Natal reside em sermos melhores pessoas para que a sociedade melhore. As obras físicas são difíceis de concretizar, mas as humanas, as alterações de comportamentos, a importância dos valores fundamentais de igualdade e fraternidade são ainda mais", afirmou. Acrescentou que "o mais difícil é mesmo a mudança de mentalidades, pelo que convido a que façamos uma reflexão, uma introspeção no sentido de ajudarmos os mais necessitados, não apenas no Natal, mas durante todo o ano".
 
No final, duas alunas do Conservatório de Albufeira, Matilde Emídio e Rita Frias executaram uma peça musical no violino, acompanhadas pela professora Bárbara Scheffs-Endres.