O Museu Municipal de Arqueologia, em Silves, inaugura no sábado, 18 de maio, pelas 18h00 horas, a exposição "Abril: Memórias Cruzadas".
Conforme revela a Câmara de Silves numa nota publicada, numa primeira parte esta mostra apresenta um depoimento satírico constituído por 19 caricaturas, da autoria de Augusto Marcelino, professor de artes visuais, publicadas imediatamente após o 25 de Abril de 1974, no Jornal a República e na Revista Sempre Fixe. As imagens interpretam o desenvolvimento dos acontecimentos vividos na época, alguns deles de carácter internacional, nomeadamente relacionados com perigos exteriores, na sua interligação com os acontecimentos nacionais pós revolução.
Numa segunda parte, em suporte audiovisual, expõe-se um conjunto de depoimentos de pessoas oriundas do concelho de Silves que viveram nessa época e experienciaram os momentos históricos que antecederam e atravessaram a Revolução de Abril de 1974, e que aceitaram, em entrevista, partilhar as suas memórias com o público. A estas vozes junta-se um conjunto de documentos que ilustram, reforçam e contextualizam os acontecimentos a nível local: fotografias; recortes de imprensa e outros documentos.
Esta iniciativa integra o Projeto Liberdade promovido pela Rede de Museus do Algarve e inaugura no Dia Internacional dos Museus.
A exposição pode ser visitada até dia 31 de dezembro.