Com uma extensão de 31,531 km, esta infraestrutura engloba dois troços, a ecovia de 26,081 km que liga Sagres ao concelho de Aljezur e a ciclovia com 5,450 km que proporciona uma ligação ciclável entre a rotunda das quatro estradas de Sagres e o Cabo de São Vicente. Segundo adianta nota da autarquia, "o percurso foi definido em função das vias existentes com tráfego reduzido e de alto valor paisagístico, de forma a criar uma maior atratividade na sua utilização".
A mesma fonte explica que a ecovia e a ciclovia transversais, têm características diferentes, "enquanto a primeira serve tendencialmente viagens de bicicleta ao longo da costa (N/S) e de maior distância e duração, a ciclovia tem um percurso de menor extensão que serve de ligação entre diversos pontos de interesse no percurso, essencialmente litoral e praias".
A obra e a revisão do projeto representaram um investimento global de 1.7 milhões de euros, comparticipados em 70% por fundos comunitários - programas CRESC Algarve 2020 e Algarve 2030 e pelo Turismo de Portugal.