Tavira integra a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e, para que todos participem nas iniciativas, a autarquia apresenta o seu Plano de Promoção da Atividade Física do concelho.
Com o objetivo de fomentar hábitos de vida saudáveis e a prática desportiva na comunidade, a autarquia celebrou com um conjunto de associações locais (Casa do Povo de Santo Estêvão, Clube de Vela de Tavira, Clube Bike Team Tavira, Ria – Aqua Clube Tavira e Tavira Natação Clube) mais uma parceria tendo em vista a implementação do Plano de Promoção da Atividade Física do Concelho de Tavira – Todos em Movimento, que decorre entre outubro de 2022 e junho de 2023.
De acordo com o município, este plano, num investimento de 140.670 euros, «visa dar resposta às orientações firmadas na Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar».
De forma a coordenar todos os projetos e fazer o aconselhamento e encaminhamento da população, está disponível o Gabinete Municipal de Promoção da Atividade Física do Concelho, no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho.
Os projetos gratuitos, abrangem públicos com faixas etárias distintas, designadamente: Crescer em Movimento para crianças e jovens, desde o pré-escolar até aos 18 anos, Põe-te a Mexer para adultos dos 18 aos 55 anos. Inclui os projetos Gimnasticando (aulas bissemanais de ginástica de manutenção e aeróbica), Atividade Física Adaptada (cidadãos com deficiência) e XutosN’Bola (grupos informais de futsal).
- Viva +, para adultos com mais de 55 anos. Inclui ActiveSenior (aulas bissemanais de ginástica de manutenção e gerontomotricidade administrada nos Lares e Centros de Dia do concelho), Hidro Sénior (atividades de hidroginástica nas Piscinas Municipais). Atividade Física e Saúde para populações especiais associadas a necessidades na área da saúde. Inclui os projetos Atividade Física Adaptada (cidadãos com deficiência. Trabalho desenvolvido com a Fundação Irene Rolo que consiste na prática de atividades aquáticas, expressão físico-motora e Boccia); GATO (projeto em colaboração com o Grupo de Ajuda a Toxicodependentes). Em parceria com o ACES do Sotavento estão os projetos: Diabetes em Movimento (três sessões semanais de exercício físico), Programa de Reabilitação Respiratória de Proximidade (desenvolvido em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e o Município de Tavira com vista a melhorar a qualidade de vida das pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e Combate à Obesidade (avaliação, acompanhamento e encaminhamento dos utentes, a partir dos três anos, para os diferentes projetos de atividade física).
As iniciativas Todos a Caminhar e Tavira conVid’a a Pedalar são transversais a todos os programas. O primeiro projeto consiste em marchas corridas semanais, o segundo em passeios guiados em bicicleta BTT, ambos num calendário pré-definido que engloba todas as freguesias do concelho.
Inseridos no programa Crescer em Movimento (idades entre os 3 e os 17 anos) encontram-se os seguintes projetos: Infantários em Movimento para alunos dos infantários e do ensino pré-escolar e Move-te na Escola para alunos do 1.º Ciclo do concelho e Desportiv@mente, destinado a crianças e jovens acolhidos em instituições de solidariedade social do concelho.
Ao dinamizar este plano, é objetivo do município, juntamente com as diferentes entidades parceiras, baixar os níveis de inatividade física, em todo o ciclo de vida, e proporcionar uma oferta desportiva diversificada e gratuita, conclui.