Para o Município de Silves, ao atingir "um elevado grau de maturidade e execução", o plano reúne agora as condições legais para avançar para o seu processo de revisão, previsto para 2026.
Nos últimos cinco anos, registaram-se mais de 2.190 processos de operações urbanísticas e o desenvolvimento de 10 novos planos de pormenor, "refletindo a forte atratividade e dinâmica do concelho", assinala a autarquia em comunicado. A mesma entidade destaca que, "a monitorização contínua do território evidencia a necessidade de atualização do PDM, nomeadamente face a novos desafios nas áreas da habitação, sustentabilidade ambiental, ação climática e evolução económica e social".
Paralelamente, o Município diz ter reforçado a modernização administrativa, com a atualização da informação geográfica e a melhoria do acesso digital aos dados do PDM, promovendo uma gestão territorial mais eficiente, transparente e acessível.
Com esta estratégia, a autarquia reflete que pretende garantir um planeamento territorial ajustado às necessidades atuais e futuras, reforçando a competitividade, sustentabilidade e qualidade de vida no concelho.