Sociedade

Município de São Brás de Alportel renova protocolo com Exército para ações de vigilância e prevenção de incêndios rurais

Foto - CM São Brás de Alportel
Foto - CM São Brás de Alportel  
O Município de São Brás de Alportel e o Exército Português renovaram esta terça-feira, o protocolo de colaboração que assegura ações de vigilância e prevenção de incêndios rurais na serra do concelho durante os meses de julho, agosto e setembro.

PUB

Após 14 anos de colaboração contínua, "esta parceria constitui um importante reforço da Estratégia Municipal de Prevenção de Incêndios Rurais, contribuindo para a proteção do território, das populações e do património natural do concelho", destaca a autarquia numa nota publicada.

As patrulhas do Exército asseguram presença regular em zonas remotas e de difícil acesso, permitindo a deteção precoce de situações de risco, a dissuasão de comportamentos negligentes e uma maior capacidade de monitorização do território.

Além deste apoio, o Município conta com três Equipas de Intervenção Permanente dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, reforçadas durante o período crítico de verão com uma equipa adicional integrada no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR). Em dias de risco muito elevado, esta equipa é destacada estrategicamente para a serra, garantindo uma resposta mais rápida e eficaz em caso de ocorrência, reforça a autarquia.

A vigilância assegurada pelo Exército complementa o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários, pelas equipas da GNR, nomeadamente na Torre de Vigia da Menta; também pelos Sapadores Florestais e pelos diversos agentes de proteção civil.