Em comunicado, o Município de São Brás de Alportel diz que formalizou na segunda-feira, os 25 protocolos e contratos-programa de apoio ao associativismo para este ano.
O plano de 2025 apresenta novidades, entre as quais a integração de novas modalidades desportivas como o Padel, o Boccia, o Andebol e a Patinagem, refletindo a diversidade e crescimento das práticas desportivas no concelho
O Município também aumentou em 10% o apoio ao melhoramento de infraestruturas consideradas de interesse municipal, garantindo melhores condições para a prática associativa. O apoio a deslocações também foi reforçado, atingindo um valor base de 1.320 euros por viatura.
Na Cultura, a autarquia estabeleceu um apoio global de 42.410 euros para as associações de cariz cultural, refletindo um crescimento de 3%. Seis associações culturais são abrangidas, incluindo a Associação Cultural Recreativa Escola de Música Sambrasense- ACREMS, o Conservatório d'Artes Cartes, o Rancho Típico Sambrasense, o Agrupamento 1330 do Corpo Nacional de Escutas, a Associação Cultural Sambrasense e o Grupo Desportivo e Cultural de Machados.
O Desporto regista um investimento global de 153.516,88 euros, com um aumento de 11,5% em relação a 2024. Em 2025, o Município destaca a integração da nova associação desportiva Gaviões de São Brás Clube, dedicada ao basquetebol, bem como o regresso do Clube de Caça e Pesca de São Brás de Alportel neste regime de apoio regular por contrato programa.
O compromisso com as associações de cariz social também se intensifica em 2025, já que o apoio à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários alcança um valor muito próximo dos 500 mil euros, "tendo sido alvo de um aumento de quase 90% nos últimos três anos, num esforço do município para garantir melhores condições salariais e de trabalho aos bombeiros, com o objetivo de assegurar a resposta de emergência no concelho", destaca a autarquia.
O bem-estar animal é para o executivo municipal, "outra prioridade e preocupação constante", reforçando o apoio à missão solidária da Coração 100 Dono - Associação de Defesa e Proteção dos Animais Abandonados, com 30.500 euros, de forma a garantir a assistência e bem-estar de cerca de 300 animais.
O Museu do Traje da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel conta com um apoio do município de 21.243 euros para desenvolver as suas atividades. Já a Associação de Agricultores de São Brás de Alportel também vê reforçado o seu apoio, no valor de 5.325 euros.
O presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, destacou a importância deste investimento: "Apoiar o associativismo é investir nas pessoas, no dinamismo comunitário e na qualidade de vida do nosso concelho. Perante os desafios económicos atuais, continuamos a apostar num modelo de desenvolvimento sustentado e colaborativo. As associações são a alma do nosso território, promovendo inclusão, diversidade e uma identidade coletiva forte. É essencial que continuemos a valorizar e a apoiar este trabalho de proximidade, que tanto contribui para o bem-estar de todos."
Além dos valores formalmente atribuídos, o Município regista que continuará a apoiar atividades pontuais ao longo do ano, assegurando transportes, logística e materiais essenciais ao funcionamento das associações.