Economia

Município de São Brás de Alportel investe 500 mil euros na Feira da Serra para atrair cerca de 40 mil visitantes

Executivo municipal (Foto - Algarve Primeiro)
Executivo municipal (Foto - Algarve Primeiro)  
O executivo municipal de São Brás de Alportel, apresentou ontem, no lagar de azeite da empresa Pecoliva, a edição de 2024 da Feira da Serra, que acontece entre 25 e 28 de julho, destacando precisamente o azeite.

O vereador David Gonçalves, referiu que a par da Festa de Aleluia, a Feira da Serra "é um dos eventos de maior representatividade no concelho". Este ano, o certame terá uma área de 3 hectares, "área superior àquela que foi a do ano passado, pois estendemos ainda mais para a zona do skate-park", explicou. 
 
Segundo o vereador, estarão presentes 200 expositores, "divididos por cerca de 20 espaços temáticos", com destaque para a "Aldeia Serrana" que terá a maioria dos expositores, (105) com o artesanato e a doçaria. A organização estima que passem pela feira cerca de 40 mil pessoas, num investimento municipal na ordem dos 500 mil euros. 
 
Além do novo "Sítio do Azeite" dedicado às potencialidades deste produto algarvio, serão revelados projetos inovadores e propostas gastronómicas inspiradas no azeite e na azeitona.
 
Outra novidade é a "Capoeira da Feira da Serra" que dá a conhecer várias espécies de patos, gansos e de galinhas autóctones, onde será possível observar o nascimento de alguns pintos.
 
O "Poço Mágico" é por assim dizer um poço solidário, onde os visitantes deixam uma moeda em troça de um desejo, cujas receitas revertem para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel. 
 
O Campo Municipal de Basquetebol junta-se à feira, animado pela recém-criada Associação Gaviões que dará lugar a uma partida de basquetebol. 
 
Para o presidente da Câmara de São Brás de Alportel, o objetivo "é provocar naqueles que nos visitam, a sensação de surpresa, e aí envolvemos os nossos parceiros para criar novos espaços e novas dinâmicas. Vamos ter mais oferta gastronómica, e acima de tudo, continua a ser um evento acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Um evento que tem a possibilidade de provocar experiências novas, aos mais jovens, aos idosos, construído para a família com muita animação e cultura, onde se pode adquirir produtos locais de grande qualidade". Vítor Guerreiro destacou a participação de cerca de 120 jovens voluntários que estão empenhados na decoração do recinto, passando pela divulgação em todo o Algarve, "porque têm orgulho em fazer parte deste grande evento", considerou.
 
Marlene Guerreiro, vice-presidente do Município, referiu que a Feira da Serra "é a festa dos sambrasenses assumida por todas as gerações. Poderíamos realmente comprar 'chave na mão' um conjunto de serviços, porque há empresas que fazem tudo isso, mas entedemos que o certame nasça das mãos e da criatividade dos jovens, não só na decoração mas também na animação infantil, na divulgação, no apoio ao 'Sítio dos Animais', ao próprio secretariado, entre outras áreas, portanto, não é só uma questão de poupar nos recursos humanos, mas sim porque eles gostam de participar e para nós é fundamental que a feira tenha futuro", notou. 
 
David Carreira no dia 25, Diogo Piçarra, dia 26, Anjos, dia 27, e Bárbara Bandeira no dia 28, são os cabeças de cartaz. 
 
Os bilhetes já podem ser adquiridos em https://blueticket.meo.pt/, na tesouraria da Câmara Municipal e durante a feira nas bilheteiras instaladas nas entradas 1 (Porta da Vila) e 2 (Picadeiro), com um custo de 7 euros (individual), 13 euros (3 dias) e 17 euros (4 dias). O ingresso diário família tem um custo de 17 euros.