Cultura

Município de São Brás de Alportel fala de Nuno Guerreiro como "artista excecional e ser humano ímpar"

CM São Brás de Alportel
CM São Brás de Alportel  
No dia em que se realizaram as cerimónias fúnebres do cantor Nuno Guerreiro, em Loulé, o Município de São Brás de Alportel manifestou numa nota publicada, "profundo pesar pelo precoce desaparecimento de uns mais talentosos artistas portugueses, dono de uma voz inigualável que ecoará para sempre na memória de todos".

PUB

Segundo se lê no documento: Natural de Loulé, "Nuno Guerreiro marcou de forma inquestionável o panorama musical português com uma voz única e inconfundível, com um raro registo de contratenor, que o distinguiu a nível nacional e além-fronteiras".

Com fortes influências do fado de Amália Rodrigues, na sua juventude, o cantor destacou-se como vocalista principal da Ala dos Namorados, grupo com o qual atingiu grande notoriedade. Ao longo do tempo, colaborou com artistas e projetos de referência como Carlos Paredes, Rodrigo Leão, D.I.V.A. e Sara Tavares, com quem mantinha uma especial ligação pessoal e artística.

A sua paixão pela música levou-o a estudar canto com Maria Cristina Castro e a levar a sua voz a palcos nacionais e internacionais, "deixando uma marca de excelência e sensibilidade em cada atuação". 

Para o Município, além de uma figura "acarinhada na região algarvia e por todos os que com ele privaram", Nuno Guerreiro "manteve sempre uma ligação profunda às suas raízes e ao público que o viu crescer", tendo, ainda recentemente, brilhado em dois concertos esgotados no Cineteatro Louletano, homenageando Carlos Paredes, e ficado por cumprir os espetáculos marcados e todas as obras e trabalhos que ainda tinha por concretizar.

O autarquia, em proposta de atribuição de voto de pesar aprovada por unanimidade, fala de um "artista excecional e ser humano ímpar, cuja voz e legado permanecerão vivos na memória coletiva e que foi e é motivo de orgulho para todos os algarvios".

À família, amigos e à comunidade artística nacional, endereça "sentidas condolências neste momento de dor".