Sociedade

Município de São Brás de Alportel entregou chaves de nova habitação no âmbito do Programa de Apoio ao Arrendamento Jovem

Foto - CM São Brás de Alportel
Foto - CM São Brás de Alportel  
O Município de São Brás de Alportel continua a apoiar os jovens do concelho com o Programa de Apoio ao Arrendamento Jovem, que já beneficiou diversas famílias desde o seu lançamento em 2020. Esta semana, foi celebrada a entrega das chaves de uma nova habitação T2 a uma jovem família, representando o terceiro apoio habitacional concedido em 2024, confirma a mesma autarquia em nota divulgada.

Criado para responder às dificuldades crescentes no acesso à habitação, tanto a nível local como nacional, o programa visa melhorar as condições de vida e promover a autonomia de jovens famílias.
 
"Este apoio faz toda a diferença na vida destes jovens, permitindo-lhes dar os primeiros passos na formação da sua família e construir um futuro mais estável", disse a vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da habitação, Marlene Guerreiro, vincando o compromisso do Município em manter e expandir esta medida de apoio social.
 
O Programa de Apoio ao Arrendamento Jovem é dirigido jovens, entre os 22 e 35 anos, que tenham uma situação profissional ativa, não possuam habitação própria e apresentem baixos rendimentos. Desde a sua implementação, já foram concedidos 18 apoios, tendo beneficiado 10 famílias do concelho. 
 
A autarquia recorda que a medida está enquadrada nas Políticas Municipais de Habitação que atuam em vários eixos, desde os projetos de construção de novas habitações e aquisições de habitações devolutas no Centro Histórico e aldeias do concelho para recuperar e disponibilizar no Parque de Habitação Municipal, mediante candidaturas apresentadas ao abrigo da Estratégia Local de Habitação ao Programa de Apoio ao Arrendamento dirigido à comunidade em geral.
 
Neste âmbito, o Município tem também em curso outras medidas como o Programa de apoio social "Mão Amiga", que tem como objetivo melhorar as condições de habitabilidade dos agregados familiares, residentes no concelho, com maior vulnerabilidade económica e social. Desde o lançamento deste programa, o Município de São Brás de Alportel já apoiou 54 famílias, que totaliza um apoio municipal superior a 303 mil euros.