O Município de São Brás de Alportel e a Associação Oncológica do Algarve (AOA), celebraram um protocolo que reforça a cooperação entre ambas as entidades pela sensibilização, prevenção e diagnóstico precoce de doenças oncológicas e do apoio a doentes oncológicos.
Refere a autarquia em nota de imprensa que, ambas as entidades já contam com uma longa relação de colaboração que foi agora formalizada e reforçada com o alargamento do apoio prestado pelo município à associação, tanto em termos de divulgação de campanhas, realização de rastreios e de outras iniciativas da associação.
Fruto deste trabalho de cooperação está em curso o projeto "Almofadas de coração & Próteses provisórias – projeto de apoio a doentes oncológicos" ao qual o município aderiu com a colaboração voluntária de artesãos e produtores que integram a Casa do Artesão de São Brás de Alportel.
Já em fevereiro, o Município apoiou a concretização da Marcha-Corrida Mov.ON com a divulgação da iniciativa e a disponibilização de transporte municipal aos são-brasenses que se inscreveram nesta prova transfronteiriça que decorreu em Castro Marim. O município irá proceder da mesma forma relativamente à Mamamaratona, realizada anualmente em outubro.
A parceria integra ainda a disponibilização de diversos materiais de comunicação úteis à comunidade como é o caso da ação "Verão Sem Escaldão" focada na prevenção de cancros da pele e que contará com a colaboração dos jovens são-brasenses, sob coordenação do Espaço Jovem que dinamizará as ações no complexo de piscinas municipais.
Estão ainda previstas ações integradas na campanha de lesões cutâneas e despistes da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e outros eventos "onde seja pertinente e oportuno, o trabalho nesta área da promoção da saúde", lê-se na mesma nota.
O Município de São Brás de Alportel comprometeu-se ainda a acolher alguns serviços e iniciativas da associação, com a cedência de instalações e logística necessárias para que possam ter a maior eficácia junto da comunidade.