Economia

Município de São Brás de Alportel apresenta orçamento de 25 milhões de euros para 2025

Foto - CM São Brás de Alportel
Foto - CM São Brás de Alportel  
Após aprovação da proposta em reunião de câmara de 29 de novembro, com votos a favor dos elementos do executivo eleitos pelo PS e os votos contra dos eleitos pelo PSD, o Orçamento Municipal de São Brás de Alportel para 2025 foi aprovado, por maioria, pela Assembleia Municipal, na passada quinta-feira, 19 de dezembro, com os votos favoráveis da bancada do PS, a abstenção da bancada da CDU e os votos contra da bancada do PSD.

Na sessão da Assembleia Municipal, o presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro apresentou a proposta de orçamento que totaliza aproximadamente 25 milhões de euros.

Uma nota enviada ao Algarve Primeiro, regista que a área da habitação e da coesão social, serão prioridades na gestão camarária, com o executivo municipal a dar continuidade à execução da Estratégia Local de Habitação, de forma a criar novos fogos e reabilitar um conjunto de edifícios adquiridos pela autarquia, bem como reforçar os programas "Mão Amiga" e "Mão Amiga Inclusivo" para apoio habitacional. O auxílio direto às famílias mais vulneráveis também é contemplado com a continuidade dos Planos Vale+ para educação, saúde e habitação.

Na área da saúde, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel avança em 2025 com a construção do edifício da nova Unidade de Saúde Familiar, investimento na ordem dos 2 milhões de euros.

Na educação, está prevista a ampliação da Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos e do Jardim de Infância "Joaninhas", com fundos deste orçamento e a aguardar aprovação de candidaturas a financiamentos comunitários. As diversas melhorias em todo o Parque Escolar, a continuidade da modernização digital e o apoio à criação de Centros Tecnológicos Especializados complementam o investimento na educação.

Na área das infraestruturas e mobilidade, a autarquia destaca a requalificação e ampliação da rede viária municipal, incluindo o investimento na Estrada Municipal 513 (Arimbo-Cortelha) e Estrada 523 (EN 270 - Vale Carvalho).

A renovação urbana, acessibilidade e dinamização do comércio local, terão novas etapas integradas neste orçamento, com a construção da nova Praça 1914, na entrada sul da vila, e já em curso; a requalificação da Rua Carrera Viegas e da Rua João de Deus e a 2.ª fase da requalificação do Centro Urbano, nas ruas António Rosa Brito, Dias Nobre e Virgílio Coelho.

Numa altura em que a sustentabilidade e a gestão dos recursos naturais assumem preponderância, o Município avança em 2025 com novas fases do Plano Municipal de Eficiência Hídrica, que integra um investimento na ordem de um milhão de euros. A par deste investimento, assume relevância o reforço do Plano de Eficiência Energética, com investimento na produção fotovoltaica, na aposta nas soluções sustentáveis e renováveis.

A expansão do Plano de Alargamento da Rede de Saneamento no concelho é outro vetor de investimento no orçamento de 2025.

Na área da cultura, prossegue a execução faseada do projeto de reabilitação e modernização do São Brás Cineteatro Jaime Pinto e a aposta na execução da Oficina das Artes, no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio.

Quanto à estratégia de incremento da economia local, o município destaca o plano de dinamização do novo Parque Empresarial de São Brás de Alportel, a par da continuidade na aposta no acolhimento e incubação de empresas e empreendedorismo. No centro da economia local, o Mercado Municipal receberá uma nova fase de intervenção de manutenção e modernização, com intervenção de pintura e eficiência energética.

O orçamento municipal para 2025 contempla ainda investimentos na área da segurança e da proteção civil, com destaque para a remodelação do Centro de Meios Aéreos Municipal e reforço de equipamentos para combate a incêndios, bem como aposta na prevenção, com o projeto "Condomínios de Aldeia". O apoio aos Bombeiros Voluntários assume preponderância, com um investimento que ascende a 600 mil euros.

Como este orçamento, é intenção do executivo camarário, manter o equilíbrio financeiro, garantir a execução de projetos estruturantes e investimentos, rentabilizando as oportunidades de financiamento do novo Programa Operacional 2023.