Para a autarquia, trata-se de uma intervenção que visa "reforçar a segurança e a eficiência energética naquela que é uma das principais vias de acesso à cidade", num investimento a rondar os 140 mil euros.
Os trabalhos decorrerão durante o dia, podendo prolongar-se além do horário normal de laboração e exigindo o encerramento alternado das faixas de rodagem, que nunca será em simultâneo.
A primeira fase da intervenção implica o encerramento já a partir das 9h00 de segunda-feira, 10 de fevereiro, da faixa no sentido Portimão – Hospital, seguindo-se o encerramento da faixa no sentido Hospital – Portimão, após a conclusão dos trabalhos do primeiro lado do túnel.
No entanto, entre as 19h00 de sexta-feira, 14 de fevereiro, e as 08h00 de segunda-feira, 17 de fevereiro, o túnel estará totalmente aberto à circulação automóvel. A reabertura total está prevista para o dia 20 de fevereiro.
A autarquia recomenda ainda especial atenção à sinalização temporária no local e à utilização de trajetos alternativos, de forma a minimizar impactos na circulação.