Deste valor, 2,4 milhões euros são destinados a despesas de funcionamento, enquanto os restantes 1,6 milhões têm como objetivo o investimento por parte das associações na melhoria das suas instalações e no alargamento dos programas que oferecem. Este dinheiro é disponibilizado a 28 associações de apoio social, 53 de desenvolvimento cultural e recreativo, e 36 associações desportivas.
A assinatura decorreu no âmbito das comemorações do 25 de abril, tendo contando com a participação do presidente da Câmara, Álvaro Bila, vereadoras e vereadores, e dos presidentes ou representantes de direção das associações participantes.
No seu discurso de agradecimento, Álvaro Bila salientou o orgulho que tem no movimento associativo portimonense por “manter a cidade em movimento, com um retorno muito maior que aquele que hoje aqui vos damos”.
O presidente realçou o importante papel que os “clubes” desempenham na comunidade, nas mais diversas áreas, da juventude aos mais velhos, da cultura ao desporto, passando pelos apoios sociais, envolvendo milhares de cidadãos, e que estes "são um importante motor da coesão social do concelho de Portimão".