Sociedade

Município de Olhão lança inquérito à população sobre mobilidade no centro histórico da cidade

Foto - Algarve Primeiro
Foto - Algarve Primeiro  
O Município de Olhão associa-se às comemorações da Semana Europeia da Mobilidade, com um conjunto de iniciativas. Este ano, o destaque vai para os lançamentos de um inquérito à população sobre a mobilidade no centro histórico da cidade e da Cidade 15 Minutos, um projeto que foi apresentado na edição do ano passado.

A conceção geral de uma Cidade 15 Minutos é a de que cada pessoa possa ter acesso a todos os serviços essenciais, como escolas, centros de saúde, e a comércio, equipamentos culturais e espaços verdes, sem ter de se deslocar grandes distâncias: no máximo, 15 minutos a pé.
 
Numa nota divulgada, o Município explica que o inquérito tem como objetivo "a recolha de dados sobre a experiência de mobilidade no centro histórico, identificar as principais questões e áreas de melhoria, bem como avaliar as medidas implementadas e o grau de conhecimento dos munícipes em relação às mesmas".
 
Neste âmbito, será instalada iluminação mais eficiente e amiga do peão em diversas passadeiras da cidade, nomeadamente na Avenida D. João VI.
 
De volta está a Escola de Trânsito, um projeto da Polícia Municipal que leva o tema da segurança rodoviária às crianças de forma lúdica e pedagógica.
 
O programa da Semana Europeia da Mobilidade em Olhão contempla, ainda, ações de sensibilização sobre a problemática da mobilidade condicionada, e uma atividade relacionada com a segurança e a sinistralidade rodoviárias, promovida pelos Bombeiros Municipais.
 
Finalmente, haverá lugar à instalação de mais um posto de carregamento para veículos elétricos na cidade, desta vez no Largo Sebastião Martins Mestre, frente ao edifício dos Paços do Concelho.
 
A edição de 2024 é subordinada ao tema “Espaço Partilhado”.