O Município de Olhão, apresentou esta segunda-feira, o projeto "Bairros Comerciais Digitais - Olhão com Alma", com uma dotação orçamental de 1 milhão de euros e o apoio a 100% do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Integram o projeto, a Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve - ACRAL e as empresas municipais Fesnima, Mercados de Olhão e Ambiolhão.
A área de atuação será nos bairros onde se insere o comércio tradicional da cidade. O objetivo passa por divulgar aos visitantes e à comunidade, o comércio tradicional, as suas promoções, as novidades de produtos e serviços e efetuar vendas online. Para o vice-presidente do Município, Ricardo Calé, que apresentou o projeto, «vamos querer ajudar em muitos daqueles que são os principais desafios de acesso ao nosso comércio tradicional».
Ao Algarve Primeiro, adiantou que uma área importante passa pelo estacionamento, com a ajuda das plataformas online, "Bairros Comerciais Digitais - Olhão com Alma" e "Visit Olhão": «em vez de andarmos à procura de estacionamento, essas plataformas darão a indicação onde há lugares vagos. Com os ecrãs digitais que serão instalados nas entradas da cidade, vamos também ser direcionados para zonas onde haverá maior número de estacionamentos. Ao mesmo tempo, sabemos que o comércio digital veio para ficar, que está a aumentar e que uma das maiores dificuldades de um comerciante no acesso ao comércio digital são os custos de implementação do projeto, e nesse sentido, o que fazemos é que em todos os comerciantes aderentes, há uma gratuitidade na criação do marketplace, para um novo passo de compra de comércio online».
Comerciantes deram algumas sugestões:
A primeira estimativa aponta para que cerca de 300 comerciantes adiram ao projeto. «Agora vamos fazer o trabalho porta a porta, e temos um espaço aberto na Rua do Comércio, para receber os comerciantes que se queiram inscrever», explicou.
Os próximos meses vão ser dedicados à criação de conteúdos pelos comerciantes, à formação para o comércio online, instalação dos ecrãs, mas também de parquímetros para carregamento e estacionamento de bicicletas, de cacifos inteligentes e equipamentos de sensorização dos estacionamentos. A partir de setembro de 2025, será possível avançar com as primeiras vendas online.
Outra mais-valia deste projeto, prende-se com a possibilidade de comprar via online, as viagens das carreiras marítimas de Olhão para as ilhas.