O Município de Olhão junta-se a este movimento, iluminando o edifício dos Paços do Concelho, como forma de despertar consciências para esta realidade, avança comunicado da autarquia.
O movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.
Durante o mês de outubro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro desafia a comunidade a juntar-se ao movimento “Outubro Rosa”, propondo o desenvolvimento de iniciativas solidárias, com particular destaque para os dias em que se assinalam três importantes efemérides:
13 de outubro: Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático
15 de outubro: Dia da Saúde da Mama (Breast Health Day)
30 de outubro: Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama
O cancro da mama é um relevante problema de saúde pública. Segundo os dados estatísticos mais recentes, o cancro da mama é o mais frequente em Portugal e em todo o mundo.
Em 2020, no nosso país, estima-se que 7.000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1.800 tenham morrido com esta doença.
Se diagnosticado e tratado precocemente, tem uma taxa de cura superior a 90%.
A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher, conclui o mesmo comunicado do município.