Está aberto o concurso público para a contratação da concessão de exploração do Café Calcinha, em Loulé.
Segundo o município, após algumas obras na estrutura do edifício, foi lançado um novo concurso para exploração deste espaço visto o anterior contrato, que vigorava desde 2017, ter chegado ao fim (cada exploração tem um período máximo de 5 anos).
O novo concessionário deverá seguir os pressupostos semelhantes aos anteriores, ou seja, manter a valorização do espaço enquanto elemento histórico e arquitetónico, que faz parte da Rota dos Cafés com História. «Um património municipal que é não só de todos os louletanos mas também dos turistas que visitam a cidade e que têm aqui um ponto de passagem obrigatória», realça a autarquia em comunicado.
Os critérios de avaliação das propostas apresentadas para a exploração do Café Calcinha, irão pautar-se por um «elevado nível de exigência» e terão em conta a audácia e mérito criativo e técnico (50 %), nomeadamente o alinhamento do equipamento com o contexto, os produtos a disponibilizar, dando destaque à pastelaria e gastronomia regional - em que o Folhado de Loulé é uma imagem de marca - ao caráter artesanal dos produtos a vender, mas também a detalhes como os próprios modelos de farda ou a decoração.
Serão ainda critérios do júri o valor da renda mensal (40%) e as atividades culturais que venham a ser realizadas (10%).
Toda a documentação deste concurso público encontra-se disponível para consulta na Divisão de Aprovisionamento e Contratação Pública da Câmara Municipal de Loulé, na Travessa de São Pedro, 8100-647 Loulé, nos dias úteis, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. É também possível encontrar esta informação
aqui ou na plataforma
https://gov.saphety.com/bizgov/econcursos
Classificado como Imóvel de Interesse Municipal, em 2012, e Monumento de Interesse Municipal, em 2015, o Calcinha foi adquirido nesse mesmo ano pela câmara louletana, que levou a cabo uma reabilitação profunda do edifício, reabrindo ao público em junho de 2017.
O Café Calcinha integra a Rota dos Cafés com História, a Rota Europeia dos Cafés Históricos, as Lojas com História e a plataforma Comércio com História.
Com a reabilitação deste ano, o Café Calcinha está em condições de voltar a ser um ponto importante para a atratividade de quem visita Loulé.
A concessão será feita pelo prazo inicial de 3 anos, que poderá ser renovado por períodos sucessivos de 1 ano até ao máximo de 5 anos.