Segundo explica nota da Câmara de Lagos, a iniciativa tem como objetivo a implementação de uma rede de operacionais formados e certificados, munidos de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), com capacidade de dar resposta às situações de paragem cardiorrespiratória (PCR) na sua proximidade, pelo que serão instalados 24 equipamentos DAE.
Nesta fase já estão instalados quatro DAE em recintos escolares (ES Júlio Dantas, EB Tecnopolis, ES Gil Eanes e EB das Naus) e no início de 2024, as viaturas das forças de segurança e socorro em atividade no concelho contarão com cinco equipamentos (Proteção Civil, Polícia Municipal, PSP, GNR e Polícia Marítima). O programa será alargado também às oficinas municipais (Chinicato) e, em apoio à Santa Casa da Misericórdia de Lagos, serão equipadas três das suas unidades com desfibrilhador.
O programa encerra a sua primeira fase com a colocação de 11 desfibrilhadores em cabines de via pública, distribuídos pelas áreas das quatro freguesias, nomeadamente, Luz, Espiche, Almádena, Barão de São João, Bensafrim, Chinicato, Odiáxere e Lagos (Praça do Infante, Mercado de Santo Amaro, Praça Gil Eanes e junto ao Edifício Paços do Concelho Séc. XXI).
A autarquia, através do Serviço de Proteção Civil e Defesa da Floresta, em articulação com o Corpo de Bombeiros de Lagos, formou mais de 300 pessoas de entidades diretamente envolvidas nas proximidades dos equipamentos e, em breve, irá disponibilizar para a população a possibilidade de integrar este programa, frequentando o curso de Suporte Básico de Vida DAE.