O concelho de Lagoa reduziu em 22% o consumo de água no mês de outubro, consolidando a tendência de redução acima dos 20% desde março e mantendo-se no topo da lista dos concelhos do Algarve com maior taxa de poupança de água desde a implementação das medidas decretadas pelo Governo para fazer face à situação de seca, anunciou a autarquia num comunicado.
O Município avança que os dados apresentados na reunião do "Grupo de Trabalho III - Gestão da água em baixa" confirmam que o volume de água fornecido pela Águas do Algarve ao concelho, no mês passado, alcançou uma redução superior a 10% comparativamente com o volume fornecido no período homólogo de referência. Em valores reais, baixou de 559.284m3 para 438.407m3, uma diferença de 22%.
A Câmara realça que estes resultados confirmam que Lagoa superou em outubro, o desafio de redução de 18% por cada entidade gestora nos meses de outubro, novembro e dezembro, para se conseguir alcançar a meta de redução de 10% do volume consumido no abastecimento público do Algarve até ao final do ano.
A autarquia fala ainda das medidas implementadas para redução dos consumos e relembra que estão em curso no concelho "avultados investimentos em medidas estruturantes que vão tornar mais eficiente a gestão dos recursos hídricos e energéticos, sobretudo ao nível da renovação da rede de abastecimento e da instalação de equipamentos para controlo da pressão e das perdas de água", lê-se no documento divulgado.