Sociedade

Município de Lagoa homenageou 1º autarca eleito em democracia no concelho

Fotos - CM Lagoa
Fotos - CM Lagoa  
O Município de Lagoa celebrou esta quinta-feira, dia 16, os 252 anos da criação do concelho com várias iniciativas, tendo homenageado Abel Silva Santos, 1º presidente da Câmara Municipal de Lagoa eleito, em democracia.

PUB

Foram várias as iniciativas que decorreram durante o dia. A cerimónia incluiu a abertura da exposição "Vivências", de Abel Santos, uma mostra que retrata a trajetória e o legado de uma das figuras mais emblemáticas de Lagoa. Este momento foi marcado por um momento musical com Eduardo Ramos. Já a cerimónia protocolar teve início com a atuação do Quarteto da Orquestra de Jazz do Algarve.

Um dos pontos altos da tarde foi a apresentação da obra "Nove anos de autarca e toda uma vida de Abel Santos", da autoria de Neto Gomes. A obra, que descreve a vida e o percurso político de Abel Santos, foi o foco das intervenções que se seguiram, com o presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, a fazer a intervenção de abertura, destacando a importância do legado de Abel Santos para o concelho.

"Este momento é uma oportunidade para relembrarmos o nosso passado e refletirmos sobre o futuro. A criação do Concelho de Lagoa, há 252 anos, foi um marco importante na nossa história, e ao longo deste tempo muitas pessoas, como Abel Santos, têm contribuído para o nosso desenvolvimento. Hoje, ao homenagearmos estes homens e mulheres, celebramos também o compromisso e a dedicação que permitiram que chegássemos até aqui. Que possamos continuar a trabalhar com o mesmo espírito de união e progresso para o futuro do nosso concelho", afirmou Luís Encarnação.

Aos presentes foi, também, dada a oportunidade de ouvir Neto Gomes, autor da obra, partilhar a sua visão sobre a biografia que escreveu e a importância do homenageado para a história de Lagoa. O próprio Abel Santos fez uma emotiva intervenção, onde refletiu sobre o seu percurso e o impacto do seu trabalho na transformação do concelho. A cerimónia contou ainda com a intervenção de Águas da Cruz, presidente da Assembleia Municipal de Lagoa e presidente da Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que sublinhou a relevância das celebrações e o papel fundamental de todos os autarcas na construção do concelho, após a revolução de Abril de 1974.

O evento terminou com um momento musical de encerramento, a cargo da fadista Catarina Cândido. Terminada a cerimónia protocolar, teve início uma sessão de autógrafos por parte do homenageado Abel Silva Santos.