Sociedade

Município de Faro no festival do novo Bauhaus Europeu

 
O Município de Faro vai participar no festival do novo Bauhaus Europeu que vai ter lugar entre os dias 9 e 12 de junho em Bruxelas (Bélgica) e um pouco por toda a Europa, incluindo em Faro.

A autarquia de Faro é parte integrante de duas iniciativas inseridas no programa oficial do evento, uma em Faro e outra em Bruxelas.
 
Segundo a autarquia, em Faro, a iniciativa “Al-Bauhaus Dream Factory” terá lugar esta quinta-feira, 9 de junho, na Associação Recreativa e Cultural de Músicos.
 
O programa inclui workshops de desenho criativo, exposições de arte sustentável e de fotografia, bem como demonstrações de criativos a trabalhar ao vivo. No mesmo âmbito serão expostos alguns dos projetos vencedores do Prémio
Regional de Arquitetura.
 
A programação do dia inclui também vários momentos de debate de ideias, dos quais se destaca um com o tema “Al-Bauhaus Talk - (Re)Construções com Identidade, Inovação e Natureza”, que será moderada pela Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos e que terá o arquiteto José Alegria a apresentar o tema “A importância dos saberes e dos materiais locais”.
 
Entre outros, participam nesta iniciativa a Associação de Designers do Sul, alunos da Escola João de Deus e do projeto lix’ARTE. 
 
Já na sexta-feira à tarde, dia 10, o Município de Faro participa na iniciativa “A Europa de outra perspetiva”, outro evento oficial do festival, desta feita em Bruxelas. No âmbito da Rede Europeia das Açoteias Criativas – um projecto co-financiado pelo programa Europa Criativa -, vai ter lugar um encontro de promoção e networking do trabalho desta rede com diversas cidades a mostrarem bons exemplos do uso das açoteias.
 
Neste encontro, que vai acontecer na açoteia da Real Biblioteca da Bélgica entre as 14h00 e as 17h00 (horas locais), participam, entre outros, a vereadora Sophie Matias e o Chefe de Divisão da Cultura do Município de Faro, Bruno Inácio, bem como o diretor para a cultura da Agência Europeia para a Educação e Cultura, Walter Zampieri.
 
Mais informação sobre esta iniciativa pode ser encontrada aqui.
 
O Novo Bauhaus Europeu introduz uma dimensão cultural e criativa no Pacto Ecológico Europeu com o objetivo de demonstrar de que modo a inovação sustentável se pode traduzir em experiências concretas e positivas. Este projeto, que inclui uma série de ações e possibilidades de financiamento, visa acelerar a transformação de vários setores económicos, afim de facilitar o acesso de todos os cidadãos a bens circulares e com menor intensidade de carbono.