Para a Câmara Municipal, sendo uma medida "pioneira de apoio, acolhimento e de valorização do território", a Caixa de Afetos é "um gesto de boas-vindas, um abraço da comunidade e uma forma de ligar cada bebé à sua terra desde o primeiro dia de vida", evidencia em comunicado.
Inspirada no modelo finlandês, a Caixa de Afetos oferece um conjunto de bens essenciais para os primeiros dias do recém-nascido do concelho. "Cada caixa inclui vários artigos para os primeiros tempos de vida e um cartão da Cegonha São e dos Amingos, personagens criadas para dar vida e serem protagonistas deste projeto. Parte dos produtos são de produção local e produzidas por artesãos locais, desde o sal à Tecelã, aos sabonetes e aos bordados", adianta o documento.
A Caixa de Afetos é acompanhada por um incentivo financeiro de 500 euros para todos os recém-nascidos e de 1000 euros para cada criança inserida em famílias com rendimentos mais baixos.
As primeiras Caixas de Afetos foram entregues simbolicamente a algumas das famílias durante a sessão solene do Dia do Município, que decorreu na Praça 1.º de Maio no dia 24 de junho.