No âmbito das medidas de investimento na melhoria da eficiência hídrica e da problemática da seca, o Município de Aljezur aprovou um conjunto de medidas, que passam pela redução de consumo em edifícios públicos, diminuição da rega e o fecho de sistemas de rega em alguns espaços verdes, entre outras ações.
Segundo avança a autarquia em comunicado, "foram e estão a ser realizados avultados investimentos na rede de depósitos de água do Chaparral, Carrapateira, Barreiras Vermelhas e Vale da Telha, e a instalação de 16 pontos de controle e medição, na rede de abastecimento publico".
Do conjunto de medidas, foi adjudicada a empreitada de aquisição e instalação de 1500 contadores inteligentes, com telemetria integrada para a monitorização e controlo de perdas de água, que vão ser instalados na zona do Vale da Tela e outros locais, para uma maior eficiência na gestão da água da rede pública.
Este conjunto de investimentos, tiveram apoio do Fundo Ambiental e com verbas próprias da autarquia. A Câmara de Aljezur refere ainda, que estas medidas têm vindo a ser implementadas desde 2022, no âmbito Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve.