Sociedade

Município de Albufeira promoveu cerimónia de receção ao professor inspirada em Luís de Camões

Fotos - CM Albufeira
Fotos - CM Albufeira  
A cerimónia de receção ao professor no concelho de Albufeira, neste ano letivo, teve lugar ao final da tarde da passada quinta-feira, dia 10 de outubro, no Auditório Municipal, juntando docentes, onde esteve presente o presidente do Município de Albufeira, José Carlos Rolo, também professor, que aproveitou para partilhar diversas memórias de quando dirigia a Escola Secundária de Albufeira. Cinco professores aposentados foram alvo de uma homenagem.

O autarca apelou à “harmonia” entre todos os elementos das comunidades escolares dos três agrupamentos de escolas de Albufeira. Assinalou ainda o trabalho “exemplar” dos trabalhadores municipais afetos à Educação, referindo: “estamos aqui para vos facilitar a vida e estamos ao dispor de toda a comunidade escolar, pois sabemos que o início de um ano letivo mais se assemelha a uma pedra de arremesso. É uma área muito nobre, mas tem sofrido nos últimos tempos muitos conflitos, pelo que apelo à harmonia, e que este seja um ano de tranquilidade”. Por seu turno, a vereadora da Educação, Cláudia Guedelha, apelou, à semelhança do edil, à harmonia entre a comunidade escolar e salientou que desde o início do ano letivo já houve mais 25 novas inscrições de alunos, “é um concelho jovem que está a crescer”, salientou. “E um desafio diário, mas garanto que tudo faremos para darmos respostas aos vossos problemas o mais rapidamente possível. As nossas escolas estão lotadas, há muito a fazer, mas de nós, esperem o melhor que pudermos”, referiu a autarca, a par de lembrar dos “novos cuidados, como a saúde mental” e de apelar a uma maior proximidade entre o Município e as escolas.
 
 
A acolher os presentes, estiveram as personagens Luís Vaz de Camões, uma Ninfa do Tejo e o grande Adamastor, numa performance do JAT – Janela Aberta Teatro. Foi sob a égide de Luís Vaz de Camões que a cerimónia foi realizada, celebrando deste modo o V centenário de nascimento do poeta. Para o efeito, Paulo Reis, acompanhado à guitarra elétrica por Bill, disse alguns dos poemas de Camões ajustados à crítica atual sobre a obra do poeta.