Cultura

Município de Albufeira presta homenagem a António Ramos Rosa

Foto - CM Albufeira
Foto - CM Albufeira  
Reconhecendo a relevância da obra do poeta, o Município de Albufeira decidiu assinalar o centenário do seu nascimento no próximo dia 31 de outubro, às 21h00, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, com uma sessão de leituras partilhadas, mediada por Elsa Ligeiro, da editora Alma Azul.

A participação no evento, que destaca a vida e obra do autor, é gratuita, mas requer inscrição prévia, pelo que os interessados devem fazê-lo através dos números de telefone 289 599 507 ou 289 598 853, ou por email para: biblioteca@cmalbufeira.pt.com ou elisabete.silva2@cm-albufeira.pt.
 
Segundo descreve nota do Município de Albufeira, ao longo da sua carreira, António Ramos Rosa acumulou "uma impressionante lista de prémios e distinções, tanto em Portugal quanto no estrangeiro, que comprovam a profundidade e originalidade da sua obra poética". 
 
Nascido a 17 de outubro de 1924, em Faro, e falecido a 23 de setembro de 2013, em Lisboa, António Ramos Rosa recebeu, entre outros, o prémio Fernando Pessoa, em 1988; o prémio PEN Clube Português e o Grande Prémio de Poesia Associação Portuguesa de Escritores/CTT - Correios de Portugal, em 2006, pela obra Génese (2005); e o prémio Luís Miguel Nava (2006) pelas obras de poesia publicadas no ano anterior: Génese e Constelações.
 
Além da sua obra poética, Ramos Rosa foi um tradutor prolífico, especialmente de poetas e prosadores franceses e ingleses, contribuindo para a introdução e divulgação da literatura estrangeira em Portugal.