Durante 3 dias, a iniciativa envolveu mais de 35 turmas, desde o 1º ciclo do ensino básico, até ao secundário. No total, participaram nas atividades mais de 900 alunos. O programa do evento incluiu oficinas pedagógicas e científicas, visitas temáticas e saídas de campo, num conjunto de atividades dinamizadas pelos serviços do Município de Albufeira e do Geoparque Algarvensis, realça nota divulgada da mesma autarquia.
José Carlos Rolo salienta “o papel central que o Município tem atribuído à educação ao longo das últimas duas décadas”. Para o autarca, “o investimento na educação passa, além da componente escolar tradicional e da renovação das infraestruturas, por também trazer os alunos para o exterior e promover um maior contacto com o património local”.
Por sua vez, a vereadora com o pelouro da Educação considera que “a 1ª edição do GeoBlitz foi uma aposta bem conseguida”. Para Cláudia Guedelha, “promover o contacto direto com o património natural e cultural da região deve ser visto como parte central do percurso educativo dos nossos alunos”.
O GeoBlitz teve lugar nos dias 5, 6 e 7 de junho e permitiu que, os alunos visitassem 9 sítios de interesse geológico, e outros de interesse biológico e cultural. O programa incluiu momentos dedicados a descobrir o Castelo de Paderne através de um Peddy Papper, a conhecer os impactos do Terramoto de 1755 no Algarve, e a observar os vestígios de estruturas geológicas e fósseis no Planalto do
Escarpão.
Do programa fizeram ainda parte várias outras atividades e oficinas, que levaram os alunos a locais como a Praia da Falésia, a ribeira de Quarteira, o Centro Educativo do Cerro do Ouro, Hortas Comunitárias na Quinta do Alpouvar e ao Arquivo Municipal.
Durante o GeoBlitz, professores dos Agrupamentos Escolares de Albufeira foram convidados a percorrer parte da faixa litoral do território do Geoparque, com o objetivo de conhecer a missão da Associação Algarvensis e explorar parte do território abrangido. A viagem de barco, que contou com explicação geológica por parte do coordenador científico do Geoparque Algarvensis, Paulo Fernandes, partiu da Marina de Albufeira até à Rocha Baixinha. No regresso, tiveram oportunidade de observar a Livraria dos Arrifes, um dos sítios geológicos de valor internacional do Geoparque Algarvensis.
A 1ª edição do GeoBlitz foi organizada pela Câmara Municipal de Albufeira, com o apoio e colaboração do Geoparque Algarvensis e contou com o envolvimento de vários serviços municipais, evidencia a publicação enviada ao nosso jornal.