Sociedade

Movimento Democrático de Mulheres promove exposição e debate no IPDJ de Faro

 
O núcleo de Faro do Movimento Democrático de Mulheres - MDM, preparou um conjunto de ações que visam assinalar, em Faro, o "Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos" - 18 de outubro , o "Dia Municipal para a Igualdade" - 24 de outubro e o Dia Internacional pela Eliminação da Violência sobre a Mulher - 25 de novembro, iniciativas enquadradas nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que têm lugar no IPDJ, em Faro.

Do programa, destaque para a inauguração da exposição "Mulheres de abril somos. Com Igualdade temos Futuro", (18 outubro 18h00), que retrata a Revolução dos Cravos e a participação das mulheres, evocando as suas conquistas em prol da igualdade e direitos. Uma exposição da autoria do MDM, com o apoio da secretaria de Estado para a Igualdade e Migrações e da Estratégica Nacional para a Igualdade e Não discriminação.  
 
Segue-se um debate sobre o tráfico de seres humanos, (18 outubro 18h15) com a participação de Custódio Moreno – diretor Regional do IPDJ, Sandra Benfica do secretariado e direção Nacional do MDM, Sara Marques, técnica da EME (Equipa Multidisciplinar especializada à vítima de tráfico) e do comissário Ricardo Santos da Polícia de Segurança Pública.
 
Para o MDM, "sensibilizar para este flagelo é uma arma ao serviço da prevenção e do aumento da consciência social para que ninguém aceite, sem se interrogar e insurgir, políticas causadoras de múltiplas vulnerabilidades que arrastam tantos milhões de pessoas, sobretudo mulheres e crianças, para os sórdidos negócios da prostituição, do trabalho escravo, da mendicidade forçada e tantos outros que arrasam os sonhos, as vidas e a dignidade humana".
 
No dia 25 de novembro, no âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência sobre a Mulher, está prevista a exibição do filme “Transe” de Teresa Villaverde Cabral.