O novo espaço, com uma área total de 9 mil metros quadrados, dos quais 3.400 correspondem à área de construção, inclui showrooms de cada uma das marcas representadas pela empresa no Algarve (Fiat/Fiat Profissional, Abarth, Peugeot, Opel, Citroën, Jeep e DS). Adicionalmente, a Motorpor conta com um novo edifício onde dispõe de uma unidade de colisão, um centro de peças, um centro logístico de viaturas e, a curto prazo, um centro de formação.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de mais de 200 convidados e de várias personalidades ligadas ao universo algarvio e ao mundo automóvel, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, e o country manager do grupo automóvel Stellantis em Portugal, Pedro Lazarino. O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que não pode estar presente, gravou e enviou um vídeo de felicitações, regista nota divulgada do Grupo.
O CEO da Motorpor, Manuel Coutinho, referiu na ocasião que este investimento “constitui um marco significativo na estratégia de expansão da empresa a nível nacional e no reforço da nossa presença na região algarvia, onde queremos continuar a ser um fator de modernização, de inovação, de criação de emprego e de oferta de soluções inovadoras de mobilidade sustentável”.
O empresário acrescentou: “Criámos já cerca de 45 postos de trabalho adicionais no Algarve e, em breve, teremos novidades em Portimão, com o objetivo de dotar o Barlavento algarvio das instalações e condições de serviço mais adaptadas às necessidades dos nossos clientes”.
A abertura das novas instalações em Faro assinala também o arranque da primeira concessão no Algarve da DS Automobiles, a marca automóvel premium do grupo Stellantis.
Para assinalar a ocasião, os convidados tiveram oportunidade de apreciar, em primeira mão, o novo modelo DS Nº8, a primeira criação 100% elétrica da marca que oferece uma autonomia combinada de 750 kms, incluindo mais de 500 kms em autoestrada. Este modelo, ainda não apresentado oficialmente, só deverá entrar em fase de comercialização em Portugal no segundo trimestre do ano.
Antecedendo a inauguração das instalações, foi assinado um protocolo entre a Motorpor e o CEPRA (Centro de Formação Profissional de Reparação Automóvel) para a abertura de um polo de formação da área técnica automóvel no Algarve. O contributo da Motorpor é a cedência das instalações, bem como a realização das necessárias obras de adaptação. O primeiro curso, na área da reparação de carroçarias, com a duração de sete meses, arranca já na próxima segunda-feira, com 14 formandos. O número de candidatos ultrapassou os 60.
O Grupo Motorpor conta atualmente com 269 colaboradores a nível nacional, tendo fechado o ano de 2024 com uma faturação próxima dos 100 milhões de euros. No mesmo período, vendeu mais de 3.000 viaturas novas e mais de 1.800 viaturas usadas, totalizando perto de 5.000 unidades, conclui.