Em 2025, a prova cumpre a sua segunda temporada com estatuto mundial, afirmando-se como uma das competições mais emocionantes e desafiantes do motociclismo internacional.
O Campeonato do Mundo FIM conta com seis rondas internacionais, realizadas entre a Europa e a América do Sul, sendo Monte Gordo a quinta etapa, logo após a Ronde des Sables de Hossegor-Capbreton (França) e antes do encerramento no lendário Enduropale du Touquet, em fevereiro de 2026.
Com um circuito de seis quilómetros desenhado sobre o areal de Monte Gordo, a prova reunirá os melhores pilotos de motos e quads do mundo.
O fim de semana contará também com o Troféu Yamaha Sand Race Experience 2025, que decorrerá no sábado e no domingo, nos intervalos das provas principais.
A competição paralela convida jovens pilotos e aficionados do motociclismo a viver a emoção de correr numa pista de nível mundial, especialmente adaptada às suas classes — YZ65 (9 aos 13 anos), YZ85 (9 aos 16 anos), Iniciados Moto 4 (8 aos 14 anos) e Fun Moto 4 (maiores de 12 anos).
Segundo a organização, a Monte Gordo Sand Race arranca na sexta-feira, 28 de novembro, com as acreditações e as verificações técnicas e administrativas na zona ribeirinha de Vila Real de Santo António (frente à Capitania), culminando com a colocação dos veículos em parque fechado.
Já no sábado e domingo, na Praia de Monte Gordo, haverá duas corridas por dia — uma para motos e outra para quads. No sábado, dia 29, as motos entram em pista às 12h45, seguindo-se os quads às 15h30, num primeiro dia de competição.
No domingo, dia 30, as motos voltam à pista às 13h45, enquanto os quads alinham para a última corrida às 15h30, encerrando a etapa portuguesa do campeonato.
A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no domingo, às 17h00, junto ao parque fechado.
Paralelamente à competição, haverá um programa de animação com concertos, exibições de trial e atividades para todas as idades, em Monte Gordo.
A entrada é gratuita para todos os eventos.
Organizada em conjunto pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) e pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), a prova afirma-se como uma das mais prestigiadas do calendário internacional.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, «a Monte Gordo Sand Race é uma afirmação da capacidade organizativa do município e da sua aposta na valorização do território através do desporto, unindo emoção, competição e notoriedade internacional».
Mais informações: www.montegordosandrace.com