A prova desportiva «Monte Gordo Sand Experience», registou a presença de mais de 20 mil espetadores e proporcionou um aumento considerável da ocupação hoteleira no fim de semana de 18 e 19 de novembro, revela nota do município de Vila Real de Stº António.
Para o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Araújo, a prova foi um «êxito» e revelou-se uma «aposta ganha». «Tivemos os hotéis e os restaurantes com elevada ocupação, tivemos o nosso comércio a trabalhar e, sobretudo, garantimos o objetivo de trazer muita gente ao nosso município nesta altura que já é de época baixa para o turismo».
De acordo com dados da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), nos meses de setembro e outubro, a zona turística de Monte Gordo e Vila Real de Santo António já tinha registado as maiores subidas face ao período homólogo do ano anterior, com um crescimento de +9,9% e +13,%, respetivamente.
Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), salientou também o sucesso do evento. «Desafiámos o município de Vila Real de Santo António, que abraçou este projeto de realizar provas em areia em Portugal, e a quem agradecemos pelo trabalho fantástico que realizaram e que proporcionou este grande espetáculo em Monte Gordo».
Em ano de estreia, este evento de dimensão mundial, promovido pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), e que juntou mais de uma centena de pilotos de motos e quads, consagrou o piloto belga Todd Kellett como vencedor do Campeonato do Mundo de Corridas em Areia. A prova teve mais duas etapas no Enduropale du Touquet, em França, e no Enduro del Verano, disputado na Argentina.
Yentel Martens, o vencedor da terceira e última ronda, disputada em Monte Gordo, elogiou as condições da pista e evidenciou: «Estou contente por haver mais provas em areia na Europa e espero que esta competição continue. É uma boa zona para ficarmos».
Na mesma nota, a autarquia lembra que, para evitar qualquer impacte ambiental, foi criada uma equipa técnica responsável pela elaboração e implementação do plano de valorização ambiental. De forma a monitorizar a qualidade do areal e da água foram realizadas, pela ARHAlg, análises a diversos parâmetros em três momentos distintos: antes da movimentação das areias, no dia útil imediatamente a seguir à realização do evento e após a regularização do areal.
De acordo com o Município, neste momento, o perfil do areal já se encontra «regularizado e limpo, não se tendo registado qualquer impacte negativo durante a realização da prova, nem se tendo verificado qualquer pisoteio das dunas primárias, uma área que estava vedada».
De forma a garantir a redução da pegada de carbono associada à realização do evento, foi concretizada, pela autarquia, esta quinta-feira, Dia da Floresta Autóctone, uma ação de reflorestação da Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António, através do Gabinete Técnico Florestal, da Divisão de Ambiente e do Serviço Municipal de Proteção Civil, assegura a mesma fonte.
A «Monte Gordo Sand Experience» foi promovida pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e contou com a organização do Automóvel Club de Portugal (ACP), sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).