Saúde

Manuel Pizarro garante que concurso para o novo Hospital Central do Algarve será lançado em 2023

Foto - Algarve Primeiro
Foto - Algarve Primeiro  
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, garantiu esta tarde, em Faro, que o "compromisso do novo Hospital Central do Algarve, está assumido".

Em declarações aos jornalistas, à margem das inaugurações que presidiu na unidade de Faro do CHUA, no novo Laboratório de Ortoprotesia, no novo Centro de AVC e na nova Unidade de Medicina Intensiva, o governante lembrou que no final de setembro, foi aprovada uma resolução em Conselho de Ministros, que reiniciou o processo para a construção do novo hospital, "assumindo que vai ser feito em parceria público-privada para a construção e manutenção".
 
Manuel Pizarro referiu que irá anunciar o calendário quando tiver a certeza de que não terá nenhuma falha, "porque se é coisa que os algarvios não querem outra vez, é um calendário que depois não é executado, e portanto, quando tiver o calendário, calculo nos próximos meses, garanto que ele não falhará". 
 
O ministro disse que haverá notícias sobre o processo já em 2023, com o lançamento do concurso, "para que o novo hospital do Algarve se torne uma realidade tão rapidamente quanto for possível". 
 
Foi também defendida, a criação de meios para atender doentes oncológicos do Algarve, em articulação com o novo hospital, "temos de garantir que o Estado tem capacidade de resposta adequada relativamente ao que as pessoas necessitam",observou. 
 
O responsável pela pasta da Saúde, reconheceu o apoio que os autarcas algarvios dão ao SNS, frisando a importância da Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve para formar novos médicos no sul.