Na agenda foi apresentado o programa do desenvolvimento para a década de convergência da região do Algarve na Educação, Ciência e Inovação. Durante o encontro, foram discutidas diversas estratégias para promover a qualidade do ensino e da investigação, bem como o reforço de parcerias entre a academia e os municípios do Algarve, adianta nota da UAlg.
Tendo em conta que o alojamento continua a ser uma das maiores prioridades da universidade, o ministro visitou um imóvel adaptado para residência de estudantes, localizado na antiga sede da Associação Académica da Universidade do Algarve, em Gambelas, com capacidade para 10 camas.
Fernando Alexandre deslocou-se também ao UAlg TEC Campus, aceleradora de empresas da Universidade do Algarve, situada no Campus da Penha. Durante a visita, foram destacados projetos inovadores em desenvolvimento e reforçada a importância da colaboração entre a academia e o setor empresarial para impulsionar a inovação e o empreendedorismo na região.
A visita terminou com a inauguração das obras de requalificação da residência feminina no Campus da Penha. Esta intervenção incidiu sobre 102 camas, contribuindo para que os estudantes que se encontram deslocados tenham oportunidade de prosseguir o seu percurso académico, "garantindo-lhes elevados padrões de segurança e bem-estar", destaca a nota publicada.