Ambiente

Ministra do Ambiente e Energia faz balanço da situação dos recursos hídricos na região

Maria Graça Carvalho
Maria Graça Carvalho  
Foto - Algarve Primeiro
A ministra do Ambiente e Energia desloca-se esta sexta-feira, ao Algarve para participar em alguns eventos promovidos pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tendo em vista a realização de um balanço da situação dos recursos hídricos na região e a definição de medidas e recomendações para o futuro.

PUB

Assim, esta manhã, Maria da Graça Carvalho participa na Subcomissão Regional da Zona Sul – Comissão de Gestão de Albufeiras, na CCDR Algarve onde, para além da análise das disponibilidades hídricas superficiais e subterrâneas atuais e da avaliação das medidas definidas na última reunião da subcomissão, preside à cerimónia de assinatura do protocolo "Água que Une - Estudos para a avaliação do potencial hídrico nas bacias hidrográficas do Algarve, nomeadamente na bacia hidrográfica de Alportel", entre a APA e a Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento.

Estudos que constituem uma medida do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, para reforçar a segurança hídrica da região, sendo também um contributo para diminuir o risco de inundações na cidade de Tavira.

Por volta das 15h00, a ministra estará no espaço Sal'Mare, na Praia de Faro, para fazer o balanço da época balnear 2025 e apresentar as intervenções de gestão e proteção do Litoral.

Pelas 16h00, segue-se a visita à ilha da Fuseta, onde foi realizada uma intervenção de reforço sedimentar da praia para esta época balnear e para onde está programada mais uma ação de reforço de maior dimensão, conjuntamente com a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).