Economia

Ministra da Coesão visita projetos apoiados por fundos europeus no barlavento

Ana Abrunhosa - Foto X
Ana Abrunhosa - Foto X  
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, desloca-se amanhã, dia 25 de novembro, a vários concelhos do barlavento do Algarve para visitar projetos desenvolvidos nos domínios da eficiência energética e da mobilidade sustentável com o apoio dos fundos europeus geridos na região.

Durante a manhã, a ministra desloca-se a Lagos, para visitar a remodelação e modernização do Museu Municipal Dr. José Formosinho. Concluídos os trabalhos no núcleo primitivo que, contemplou a remodelação das atuais instalações do museu e a restauração do portal renascentista, mosaicos de várias épocas, os cunhais da torre medieval e o teto da sacristia, a obra em curso contempla a ampliação do museu através da reformulação do edifício da antiga Cadeia de Lagos, o projeto de museografia, a implementação dos conteúdos e os restauros de acervo deste núcleo, envolvendo um investimento superior a 5 milhões de euros.
 
Segue-se uma visita à 2ª fase da requalificação da Ponta da Piedade, num investimento de 3,6 milhões de euros, com vista à qualificação, definição e hierarquização de caminhos e percursos, permitindo reduzir o pisoteio indiscriminado que ocorre atualmente, com consequências negativas para a degradação do espaço, sendo que os percursos mais estreitos e mais pequenos de aproximação à arriba são somente pedonais, sobretudo por razões de segurança, enquanto os principais são cicláveis.
 
Durante a tarde, a governante desloca-se a Portimão, Vila do Bispo e Aljezur. Pelas 14h30, visita o Complexo Desportivo de Alvor. Com um investimento total de 752 mil euros, a operação abrange oito medidas de eficiência energética.
 
Às 16h00, Ana Abrunhosa irá visitar a obras de reabilitação dos antigos celeiros de Vila do Bispo - EPAC, que pretendem dotar o concelho de Vila do Bispo de um polo museológico de qualidade, aproveitando um espaço que se estava a degradar e transformando-o num equipamento de ação cultural, onde é dado a conhecer ao visitante o património cultural e natural do concelho, num investimento total de 2,8 milhões de euros.
 
No mesmo concelho, a responsável irá visitar o projeto da ecovia e ciclovia do Litoral Sudoeste, projeto estruturante para os concelhos de Vila do Bispo e Aljezur, permitindo a mobilidade suave entre as duas localidades e o contato com a natureza no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina na região do Algarve.
 
Será constituído por um eixo central, a ecovia, e eixos de ligação transversal (ciclovias), seguindo o percurso da rede europeia “Eurovelo”. No concelho de Vila do Bispo compreende uma extensão total de 24,22 km, divididos por 3 troços (limite do concelho Aljezur/Vila do Bispo – Praia da Cordoama; Praia da Cordoama – EN268 (km 40+230); e Cabo de S. Vicente – Sagres. 
 
Em Aljezur, compreende uma extensão de 60,1 km, divididos por 13 troços entre Odeceixe e o limite do concelho de Vila de Bispo (EN 268). No conjunto, trata-se de um investimento de 2,7 milhões de euros, comparticipado a 70% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento regional (FEDER).