Natural de Lisboa, ao longo de mais de 26 anos de carreira, tem vindo a destacar-se como líder em áreas chave como investigação científica, gestão, operações, engenharia, qualidade, ambiente, responsabilidade social corporativa e inclusão.
Segundo nota da UAlg, "a sua carreira é marcada por uma vasta experiência em funções de liderança em instituições e empresas de renome nas mais diversas áreas". Atualmente é o diretor de Engenharia, Operações e Qualidade do Oceanário de Lisboa, onde trabalha desde 1997, é gerente da Telecabine de Lisboa Lda., desde 2012, e administrador da Sieocean ACE desde 2022.
Além da sua carreira profissional, Miguel participa ativamente em diversas organizações associativas sem fins lucrativos, nomeadamente na área da conservação, educação e desporto. Atualmente, está envolvido em iniciativas como o "The Inclusive Community Forum", dedicado à promoção de uma sociedade mais inclusiva para pessoas com deficiência, e a "Plataforma Ajuda Monchique", um projeto de voluntariado para a reconstrução de casas afetadas por incêndios florestais em 2018.