Desporto

Melhores ginastas do mundo rumam a Portimão

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
A cidade de Portimão prepara-se para se transformar na Capital Mundial da Ginástica Rítmica, entre os dias 2 e 4 de maio, no Portimão Arena com o XXXII Torneio Internacional de Ginástica Rítmica, seguindo-se nos dias 09 a 11 de maio a Taça do Mundo de 2025.

PUB

Um evento que anualmente acolhe no sul do país as melhores ginastas da atualidade e que conta com a organização da Federação de Ginástica de Portugal e o apoio da Câmara Municipal de Portimão.

Segundo comunicado do Município, deste de 2017 que não eram registadas tantas inscrições. Na Taça do Mundo, estão inscritas 35 federações com a participação de ginastas dos cinco continentes. "São números que demonstram a importância deste evento para o circuito mundial e que reforçam o trabalho que Portugal tem feito no desenvolvimento da disciplina", considera Andreia Sanches, diretora executiva da competição.

São esperadas 55 ginastas em representação de 32 países: Alemanha, Angola, Arménia, Bélgica, Bolívia, Brasil, Bulgária, Canadá, Cazaquistão, Coreia do Sul, Croácia, El Salvador, Espanha, Estados Unidos da América, Filipinas, Finlândia, França, Guatemala, Hungria, Índia, Israel, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, San Marino, Suíça, Suécia e Ucrânia.

O destaque vai para Alina Harnasko, medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, para Anastasiia Salos, recente medalhada na Taça do Mundo de Baku, e para a francesa Hélène Karbanov, presença olímpica em Paris 2024. Mas a competição contará ainda com a presença de Bárbara Domingues, a ginasta que fez história em Paris ao tornar-se a primeira ginasta brasileira a alcançar uma final individual All-Around nos Jogos Olímpicos.

Há também uma série de jovens ginastas que recentemente passaram para o escalão de Seniores e que já têm demonstrado as suas capacidades noutros eventos internacionais. É o caso da israelita Alona Tal Franco que foi Campeã do Mundo Júnior de Arco em 2023 e pódio em Arco e Maças no Campeonato da Europa de Juniores de 2024, e da norte-americana Rin Keys que venceu três medalhas de Ouro no Torneio Internacional de Portimão em 2023.

A nível nacional, Portugal será representado por duas experientes ginastas: a Rita Araújo, que vem de uma prestação consistente na Taça do Mundo de Sofia, e a Joana Pinheiro que fará a sua estreia internacional este ano. "A expectativa é de uma competição de altíssimo nível, como já é tradição em Portimão", garante Laura Sales, diretora técnica nacional.

Na prova de Conjuntos, o destaque vai para Israel, França Brasil e Espanha, que marcaram presença nos Jogos Olímpicos de Paris ainda que se apresentem com algumas alterações nas suas formações, um cenário "habitual nas mudanças de ciclo". Em competição estarão também as ginastas da Alemanha, Azerbaijão, Canadá, China-Taipé, Estados Unidos da América, Guatemala e México. 

Por último, o Torneio Internacional irá contar com a participação de 49 ginastas individuais (31 juniores e 28 seniores) e de 4 conjuntos em representação de 11 federações participantes: Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Eslovénia, Estados Unidos da América, Estónia, Reino Unido, Lituânia, Portugal e Suíça.