A Marina de Vilamoura foi anfitriã da 25.ª edição do International Boat Show. O evento, promovido pela Fundação AIP em parceria com a Marina, contou com a presença de cerca de 50 marcas nacionais e internacionais numa exibição ao ar livre.
A mostra decorreu em terra e no mar e levou a Vilamoura todas as tipologias de embarcações – novas e seminovas (brokerage) –, bem como marcas de acessórios, equipamentos e serviços integrados, permitindo ao público contactar com as principais referências da indústria.
A 25.ª edição confirmou a posição de destaque do evento na indústria náutica portuguesa e voltou a contribuir para a dinamização económica e turística da região e do setor. Recorde-se que, de acordo com a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, o turismo náutico representa 1,2% da indústria turística portuguesa.
No Vilamoura International Boat Show estiveram em destaque marcas como a Sun Concept, o único estaleiro de embarcações sustentáveis em Portugal que desenvolve, fabrica e comercializa embarcações com propulsão electro solar no Algarve.
Referências internacionais como a Yamarin, Empowered by Yahama e a Sun Seeker também fizeram parte do cartaz de marcas em exibição. Além da Yamarin, o Algarve Boat Group levou a Vilamoura a marca ucraniana Brig, que até à data do conflito atual fabricava os seus modelos na região de Kharkiv. A Brig foi nomeada, em 2020, melhor marca de embarcações semirrígidas do mundo.
A edição deste ano foi também palco de importantes lançamentos no mercado nacional. A Axopar elegeu o Marina de Vilamoura Internacional Boat Show para lançar em Portugal o novo e premiado Axopar 22, enquanto a italiana Azimut Yachts realizou a première portuguesa do seu Azimut S6 nas águas de Vilamoura.