Ambiente

Mau tempo: Tempestade Berenice afeta centro e sul de Portugal com chuva forte

Foto - Depositphotos  
A tempestade Berenice está a afetar Portugal continental, sendo esperada chuva forte neste sábado, especialmente no centro e sul, que se deve manter até à madrugada de domingo, adiantou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O maior impacto desta tempestade é esperado em Espanha, com precipitação muito forte na região da Andaluzia, razão que levou à sua nomeação pelo Serviço Meteorológico de Espanha (AEMET).
 
“Iniciar-se-á uma melhoria progressiva a partir da tarde, desde as regiões mais próximas do litoral oeste até ao interior. Este regime de precipitação mais intensa poderá persistir no sotavento algarvio até à madrugada de domingo (dia 13), dia em que se espera um significativo desagravamento do estado do tempo, embora possam ainda ocorrer aguaceiros, pontualmente acompanhados de trovoada, em especial no interior e durante a tarde”, acrescentou.
 
O instituto alertou ainda para “um aumento da agitação marítima, esperando-se ondas até 3,5 metros na costa ocidental até ao final de sábado (dia 12), com um gradual desagravamento durante o dia 13”.
 
Os distritos de Évora, Faro, Santarém, Beja, Castelo Branco e Portalegre estão até às 18:00 de sábado sob aviso amarelo devido à previsão de “precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada”. Entre as 09:00 e as 18:00 de sábado, estão também sob aviso amarelo de trovoada, que podem ser “frequentes e dispersas”.
 
Já Lisboa, Leiria e Setúbal estão sob aviso amarelo de chuva até às 15:00 de sábado.
 
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
 
Lusa