Sociedade

Mau tempo: Estradas nacionais 120 e 396 continuam cortadas, depois de noite mais calma

Trânsito interrompido na EN 396 para remoção de obstáculos - Foto - Vítor Aleixo
Trânsito interrompido na EN 396 para remoção de obstáculos - Foto - Vítor Aleixo  
As estradas nacionais 120, que liga Alcácer do Sal a Lagos, e a 396, que serve a zona industrial de Loulé, mantinham-se cortadas ao início da manhã de hoje devido ao mau tempo, informou a GNR.

PUB

Segundo a mesma fonte, estas são as duas únicas estradas nacionais que ainda se mantêm cortadas por causa do mau tempo, depois de uma noite “mais calma”.

Na quinta-feira, a Infraestruturas de Portugal (IP) informou sobre o corte da EN 120 no concelho de Aljezur, devido ao risco de deslizamento causado pelo mau tempo.

Enquanto a EN 120 liga Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, a Lagos, a EN 396 serve a zona industrial de Loulé e é paralela à variante que liga Loulé a Quarteira.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 06:00 de hoje 23 ocorrências relacionadas com a passagem da depressão Martinho, que contrasta com a noite anterior, com milhares de ocorrências.

Numa informação publicada na rede social Facebook, a ANEPC indica que foram registadas 23 ocorrências relacionadas com a situação meteorológica adversa, que envolveram 29 operacionais e 27 meios terrestres.

Contactada pela agência Lusa, fonte da ANEPC disse que “a noite foi muito mais calma comparativamente ao dia anterior”.

A proteção civil tinha contabilizado 8.600 ocorrências em Portugal continental entre as 00:00 de quarta-feira e as 22:00 de quinta-feira, devido à passagem da depressão, em que a região mais afetada foi a de Lisboa e Vale do Tejo.

Segundo a ANEPC, a tipologia de ocorrências com maior incidência foi a queda de árvores (4.751 ocorrências), seguido de queda de estruturas (2.251) e limpezas de via (1.389).

Lusa