Em função dos resultados das eleições do passado dia 12 de outubro, a Assembleia Municipal de São Brás de Alportel, formada por 16 elementos, é composta por 9 membros eleitos pelo Partido Socialista (incluindo, neste conjunto, o presidente da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, eleito pelo PS, que integra o órgão por inerência), 6 membros eleitos pela Aliança Democrática PSD/CDS e 1 membro eleito pelo Chega.
O executivo municipal passa a ser constituído por 3 elementos eleitos pelo Partido Socialista (PS) — Marlene Guerreiro, que assumiu o cargo de presidente, Pedro Ornelas e Mónica Inácio e por 2 elementos eleitos pela AD PSD/CDS, Bruno Costa e Emanuel Sancho.
-min.jpg)
Após a tomada de posse dos membros da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, teve lugar a primeira sessão da Assembleia Municipal, durante a qual foi eleita a nova Mesa, composta por Vítor Guerreiro (presidente), Josélia Gonçalves (1.ª secretária) e João Grenhas (2.º secretário).
-min.jpg)
Marlene Guerreiro destacou o simbolismo do momento, por ser a primeira mulher e a primeira trabalhadora do Município a liderar a Câmara Municipal em 111 anos de história.
Reafirmou o seu compromisso de "servir São Brás de Alportel e todos os são-brasenses com dedicação, proximidade e responsabilidade", apontando como prioridades do novo mandato as áreas da habitação, educação, saúde, segurança, políticas sociais, desenvolvimento económico e sustentabilidade ambiental.
Sobre o assumir das funções como presidente da Câmara, Marlene Guerreiro sublinhou: "Faço-o em homenagem ao passado. Faço-o pelo futuro, dedicando esta nova página aos mais pequeninos, as nossas crianças que têm nas mãos o amanhã e que são hoje a nossa maior razão para sermos autarcas".
"Contem com uma presidente que conhecem bem, e que vos conhece bem", assegurou Marlene Guerreiro que manifestando a sua gratidão aos autarcas que a antecederam, reconheceu Vítor Guerreiro, "pela forma exemplar com que liderou os destinos do concelho".
O novo presidente da Assembleia Municipal, Vítor Guerreiro, recordou o trabalho realizado ao longo de 24 anos na presidência da Câmara Municipal. "Levo comigo o orgulho do trabalho feito" disse, assumindo que no serviço à comunidade "há sempre algo a melhorar, a criar e a fazer em prol da comunidade".
Manifestou-se orgulhoso por passar o testemunho a Marlene Guerreiro, e reafirmou o compromisso de aproximar a Assembleia da população: "Quero aproximar mais a Assembleia Municipal da população, porque a democracia só é forte quando é participada. Agora é tempo de união, diálogo e trabalho por São Brás de Alportel."