Política

Marlene Guerreiro abriu novo ciclo autárquico em São Brás de Alportel

Marlene Guerreiro tomou posse como presidente da Câmara Municipal  de São Brás de Alportel
Marlene Guerreiro tomou posse como presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel  
Fotos - CM São Brás de Alportel
O Cineteatro Jaime Pinto acolheu, no domingo, dia 2, a cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos do Município de São Brás de Alportel, nomeadamente a Assembleia Municipal e a Câmara Municipal. Tomaram posse Marlene Guerreiro como presidente da Câmara Municipal.

PUB

Em função dos resultados das eleições do passado dia 12 de outubro, a Assembleia Municipal de São Brás de Alportel, formada por 16 elementos, é composta por 9 membros eleitos pelo Partido Socialista (incluindo, neste conjunto, o presidente da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, eleito pelo PS, que integra o órgão por inerência), 6 membros eleitos pela Aliança Democrática PSD/CDS e 1 membro eleito pelo Chega.

O executivo municipal passa a ser constituído por 3 elementos eleitos pelo Partido Socialista (PS) — Marlene Guerreiro, que assumiu o cargo de presidente, Pedro Ornelas e Mónica Inácio e por 2 elementos eleitos pela AD PSD/CDS, Bruno Costa e Emanuel Sancho.

Após a tomada de posse dos membros da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, teve lugar a primeira sessão da Assembleia Municipal, durante a qual foi eleita a nova Mesa, composta por Vítor Guerreiro (presidente), Josélia Gonçalves (1.ª secretária) e João Grenhas (2.º secretário).

Marlene Guerreiro destacou o simbolismo do momento, por ser a primeira mulher e a primeira trabalhadora do Município a liderar a Câmara Municipal em 111 anos de história.

Reafirmou o seu compromisso de "servir São Brás de Alportel e todos os são-brasenses com dedicação, proximidade e responsabilidade", apontando como prioridades do novo mandato as áreas da habitação, educação, saúde, segurança, políticas sociais, desenvolvimento económico e sustentabilidade ambiental.

Sobre o assumir das funções como presidente da Câmara, Marlene Guerreiro sublinhou: "Faço-o em homenagem ao passado. Faço-o pelo futuro, dedicando esta nova página aos mais pequeninos, as nossas crianças que têm nas mãos o amanhã e que são hoje a nossa maior razão para sermos autarcas".

"Contem com uma presidente que conhecem bem, e que vos conhece bem", assegurou Marlene Guerreiro que manifestando a sua gratidão aos autarcas que a antecederam, reconheceu Vítor Guerreiro, "pela forma exemplar com que liderou os destinos do concelho".

O novo presidente da Assembleia Municipal, Vítor Guerreiro, recordou o trabalho realizado ao longo de 24 anos na presidência da Câmara Municipal. "Levo comigo o orgulho do trabalho feito" disse, assumindo que no serviço à comunidade "há sempre algo a melhorar, a criar e a fazer em prol da comunidade".

Manifestou-se orgulhoso por passar o testemunho a Marlene Guerreiro, e reafirmou o compromisso de aproximar a Assembleia da população: "Quero aproximar mais a Assembleia Municipal da população, porque a democracia só é forte quando é participada. Agora é tempo de união, diálogo e trabalho por São Brás de Alportel."