O evento tem início a 21 de março com a inauguração do novo pontão para vela adaptada do Clube Internacional da Marina de Vilamoura (CIMAV), com o apoio da Marina de Vilamoura, do Município de Loulé, e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Este novo equipamento será um pormenor importante na acessibilidade, tornando este destino mais inclusivo para atletas e praticantes de desportos náuticos.
No mesmo dia serão realizadas atividades experimentais para escolas e instituições e será marcado o início das atividades de vela adaptada e inclusiva que passarão a ser regulares e a assumir-se como uma resposta para pessoas com diversidade funcional, em especial crianças e jovens.
Nos dias 22 e 23 as regatas terão lugar num novo modelo competitivo que possibilitará a mais velejadores de todos os pontos do país competirem sem necessitarem de deslocar as suas embarcações ou equipamentos.
O Circuito Nacional de Vela Adaptada conta com o patrocínio da Future HealthCare, sendo esta prova uma organização da Vela Solidária e do CIMAV, com apoio da Marina de Vilamoura, Município de Loulé, IPDJ, Inframoura e Junta de freguesia de Quarteira. Conta também com o apoio da Classe Hansa, Federação Portuguesa de Vela, Teia D’Impulsos, entre outras entidades.