Saúde

Manuel Pizarro dá exemplo de Olhão com médico para todos

Fotos - Algarve Primeiro
Fotos - Algarve Primeiro  
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, visitou esta manhã a nova Unidade de Saúde Familiar Lendas d'Olhão, no Centro de Saúde da cidade. Com a nova USF, garante-se médico de família a todos os munícipes do concelho.

Provisoriamente, a nova USF funcionará num espaço contíguo ao atual Centro de Saúde, passando para as novas instalações, quando estiverem concluídas junto às Piscinas Municipais, num local de fácil acesso e com ampla zona de estacionamento.
 
 
Para Manuel Pizarro, o exemplo de Olhão «tem um enorme significado, porque num concelho com 45 mil habitantes, tem cobertura plena, ou seja, todas as pessoas têm médico de família. Há décadas que isso não acontecia aqui em Olhão, e devo dizer que é o primeiro concelho do Algarve onde isso acontece, e vão seguir outros, por exemplo, ainda esta manhã, vamos assinalar em São Brás de Alportel a mesma coisa», acentuou. 
 
Questionado sobre como foi possível atribuir médico de família a todos os munícipes do concelho, o ministro explicou que é através das Unidades de Saúde Familiar, «são um modelo que permite atender mais utentes e cativar mais profissionais e também queria realçar um aspeto muito importante, isto não seria possível sem a descentralização, porque foi o envolvimento da Câmara Municipal de Olhão que tornou isto possível, quer na mobilização dos profissionais, quer também no compromisso assumido com eles, por um lado, de construção de um novo edifício para a nova USF, mas também a reabilitação do Centro de Saúde com melhores condições para os profissionais». 
 
 
Em declarações aos jornalistas, o presidente do Município, António Pina, falou de um momento importante, «porque é a possibilidade de todos os nossos cidadãos terem médico de família. A saúde é o principal bem de cada um de nós e assim estão garantidos os cuidados básicos, permitindo diminuir problemas mais graves, até para retirar alguma pressão junto dos nossos hospitais», salientou.
 
O autarca avançou que a construção da nova Unidade de Saúde Familiar, num investimento de 1,4 milhões de euros e a reabilitação do Centro de Saúde, no valor de 1,5 milhões, têm financiamento garantido por parte do Plano de Recuperação e Resiliência - PRR em que ambas as empreitadas têm de estar concluídas até 2026.