Economia

Mais de duas centenas de alunos de Portimão participaram em experiências inovadoras de empreendedorismo

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
Cerca de 209 alunos de nove turmas do 4º ano do Centro Escolar do Pontal e da Escola Básica Major David Neto, participaram no programa StartUIPI, que lhes proporcionou uma experiência diferente em ambiente escolar.

Através de dinâmicas e jogos pedagógicos, cada turma participou em cinco sessões no âmbito da metodologia StartIUPI, que visa desenvolver as competências empreendedoras dos alunos, trabalhando temas como o ciclo de criação de valor, a definição do preço (custo, concorrência, cliente) e a comunicação para a venda dos produtos, sob a premissa de que o empreendedorismo é uma forma de estar na vida que pode ser estimulada desde cedo, diz a autarquia em nota de imprensa.
 
Para o efeito, foi distribuído um Kit do Empreendedor por turma, com materiais de apoio para a realização dos projetos posteriormente apresentados na Feira IUPI, tendo cada aluno recebido um exemplar do livro “StartIUPI – Fazer Coisas”, que reúne as bases da metodologia aplicada nas sessões escolares e mais de 30 atividades práticas e ideias de projetos.
 
A iniciativa culminou na Feira IUPI, que teve lugar a 19 de maio na Escola Básica Prof. José Buísel, que integra o Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, e em 2 de junho no Centro Escolar do Pontal, integrado no Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, tendo os alunos apresentado o desenvolvimento dos produtos comercializados.
 
A implementação do programa StartIUPI vem no seguimento da aposta do Município de Portimão, responsável pela incubadora de negócios StarUp, em promover um ecossistema empreendedor local, «consciente de que o mesmo não se constrói apenas com empresários, empreendedores e players locais, mas também com os mais novos», explica.
 
Nesse sentido, a autarquia conta com a colaboração da GEN Portugal - Associação para a Inovação e Empreendedorismo, responsável pelo programa StartIUPI, cuja primeira ação decorreu no ano letivo 2019/2020 em estabelecimentos de ensino dos Agrupamentos de Escolas Eng. Nuno Mergulhão, da Bemposta e Júdice Fialho», conclui a edilidade.