Desporto

Mais de 700 agentes desportivos de Portimão foram homenageados pelo município

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
Foi na passada sexta-feira, 8 de dezembro, que o Município de Portimão voltou a homenagear os campeões portimonenses, reconhecendo e premiando o mérito de atletas e treinadores que se destacaram na época desportiva de 2022/23 e elevaram o nome do concelho, tanto no panorama nacional como até, em alguns casos, no internacional.

Na 22ª edição da Gala do Desporto, realizada no Portimão Arena no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, foram homenageados mais de sete centenas de agentes desportivos, entre atletas e treinadores, em representação de 30 clubes, quatro agrupamentos escolares e três universidades, praticantes de 40 modalidades, adianta a autarquia de Portimão numa nota de imprensa.
 
Com o Prémio Grau Ouro, foram homenageados 34 atletas e 13 treinadores, enquanto no Prémio Grau Prata foram homenageados 201 atletas e 26 treinadores, ao passo que o Prémio Grau Bronze foi atribuído a 406 atletas e 27 treinadores.
 
Na ocasião, o Município de Portimão homenageou com o Prémio de Mérito Desportivo a Federação de Ginástica de Portugal, pelos 30 anos do Torneio Internacional de Portimão e pelo “enorme contributo para o desenvolvimento desportivo e social da modalidade no concelho e na região”.
 
Ainda com o Prémio de Mérito, foi homenageada a Associação Jogos de Quelfes Portugal, pelos 15 anos dos Jogos de Quelfes e em reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol do desporto para todos, "sem esquecer a capacidade mobilizadora da comunidade educativa e desportiva, a disseminação dos valores do olimpismo e a ética desportiva", tendo a distinção sido entregue a Jorge Costa, presidente da entidade, e a Gustavo Marcos, representante dos Jogos de Quelfes.
 
O Portimonense Sporting Clube foi distinguido com o Prémio Igualdade, pelas boas práticas na integração da dimensão da igualdade de género, em modalidades desportivas federadas, com uma equipa totalmente feminina a competir num Campeonato Distrital de Infantis, cabendo a João Santos, diretor do clube, receber o galardão.
 
Ao longo da cerimónia houve vários momentos de animação a cargo de duas escolas de dança do concelho, respetivamente, Associação Dança Mais, e a Escola Municipal de Dança, com o grupo de Dança Contemporânea.