“Esta é a grande Festa da Juventude e da Família” referiu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinhando que “ano após ano a iniciativa tem vindo a consolidar-se como evento âncora das férias da Páscoa, atraindo milhares de visitantes”.
José Carlos Rolo agradeceu a colaboração de todos os parceiros do evento, tendo destacado a presença de várias associações locais. No entanto, frisou “ao nível das comidas e bebidas houve a preocupação de reduzir ao mínimo a oferta, porque esta festa é para todos, incluindo a restauração e o comércio local que, também, têm que ganhar com a realização do Albufeira Sea Fest”.
O autarca destacou “a vertente social do evento”, onde foi realizada a venda de rifas, com sorteio do skate oficial do Sea Fest e de um passeio de barco pela costa (oferta da AlgarExperience) que rendeu um total de cerca de 800 euros, valor que vai ajudar na aquisição de uma cadeira de rodas vertical, que custa cerca de 36 mil euros, para um munícipe de Albufeira que não tem possibilidade de adquirir o equipamento que é imprescindível para a sua mobilidade no dia-a-dia.
Este ano, o certame incluiu um maior número de atividades e mais diversificadas, com destaque para simulações de salvamento com a ajuda de meio aquático, rastreios e aconselhamento na área da prevenção da saúde em geral e dos cuidados a ter na praia e uma componente ambiental com a presença da tenda da Educação Ambiental do Município, que promoveu ações de sensibilização, ensinou a construir um hotel para insetos, comedouros reciclados e bombas de sementes, promoveu a recolha de lixo “Trash Surfers” e ajudou na produção do skate oficial do evento. O GAJ – Gabinete da Juventude de Albufeira também marcou presença para dar a conhecer o serviço e a programação até ao final do ano.
José Carlos Rolo afirmou, ainda, que “trazer a sensibilização ambiental para eventos especialmente vocacionados para a juventude é uma mais-valia que temos que potenciar na sequência da recente candidatura de Albufeira a Destino Turístico Sustentável, pois as alterações comportamentais e as boas práticas têm que começar desde cedo”. ASUR, nome artístico do albufeirense Filipe Neves, artista de arte urbana com vários trabalhos realizados em Albufeira e em várias partes do mundo, elaborou um mural dedicado às questões ambientais, nomeadamente à vida marinha, que retratou sob a forma de uma tartaruga numa tela gigante.
Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal e responsável máximo pela organização do evento, destacou a quarta edição do evento como “excecional e difícil de superar”, referindo que, mesmo assim, “há sempre espaço para crescer e melhorar”. “Tivemos desporto, arte, cultura, crianças, jovens muitas famílias, espetáculos com os nossos músicos locais (à exceção dos cabeça de cartaz) o que deu a oportunidade aos nossos artistas de mostrarem a quem por aqui passou, o que de melhor se faz em Albufeira”. O edil fez questão de realçar que na organização dos eventos a autarquia aposta na valorização dos artistas da terra, tendo destacado a boa vontade e a interajuda de todos os envolvidos, bem como dos comerciantes da zona. Cristiano Cabrita afirmou que o Sea Fest terá sempre uma ligação ao mar, ao desporto, à cultura, ao movimento associativo e à preservação do meio ambiente. “Trata-se de uma atividade que veio para ficar e que ao realizar-se durante a época baixa tem, igualmente, por objetivo combater a sazonalidade”.
Para além das atividades radicais e ambientais adaptadas aos mais pequenos, workshops de desenho e colagem, jogos tradicionais, pinturas faciais, entre outras, a Kids area com insufláveis e trampolins proporcionou momentos de animação às crianças presentes.
A música e os desportos radicais foram das principais atrações do certame. Em termos musicais, para além dos cabeça de cartaz Carolina Deslandes, Richie Campbell e Ivandro, a organização destacou os artistas de Albufeira. Carlos Braga, os Ranchos Folclóricos de Olhos de Água e o de Albufeira, Carol, Ehliu, Associação LUEL, Ben & The Pirates, Sucus, Don Lui, Pacha, dança soul, capoeira, espetáculo de luz com Ana Sofia Brito e magia completaram o programa de animação.
A zona central do recinto, na Praça dos Pescadores, foi ocupada por duas filas de bancas de artistas da terra que mostraram os seus trabalhos artesanais realizados em diferentes materiais.
A praia e o mar, como pano de fundo, receberam a programação do Skate Park que foi bastante concorrida, com centenas de pessoas a assistirem aos espetáculos nas bancadas montadas junto à pista gigante, em pleno areal.
O programa atraiu os melhores atletas das diferentes modalidades. No Skate brilharam na pista Ruben Rodrigues (veterano de Skate em Portugal); os espanhóis Carlos Neira e Ivan Gordillo (vencedor da competição). Noutras modalidades destacaram-se Ricardo Lino em Inline; Diogo Santos nas Bmx e Lennart em Scotters (Alemanha). Todos levaram o primeiro lugar para casa, oferta dos vários patrocinadores do evento.
No total, o Skate Park contabilizou a participação de aproximadamente 100 atletas que contaram com a ajuda do público na escolha dos vencedores.