Sob o lema “Olhão tem alma e coração”, o Município volta a associar-se à Fundação Portuguesa de Cardiologia e dedica o mês de maio ao coração, com um conjunto de atividades e campanhas de sensibilização.
No decorrer do mês, e em colaboração com profissionais de diferentes áreas e as freguesias, irão serão desenvolvidas diversas ações que passam pela prática de exercício físico, realização de rastreios, palestras e, ainda, sensibilização para a importância de uma alimentação saudável.
Esta sexta-feira, 5 de maio, em que se assinala o aniversário da Unidade de Saúde Familiar Mirante, decorrem naquele espaço diferentes atividades, como bancas de rastreio, ou dicas de alimentação e de como fazer ginástica em casa.
Nas Juntas de Freguesia do concelho, decorrerão ao longo do mês rastreios, em parceria com os estudantes de Medicina e com o Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Algarve.
Também a atividade física tem aqui um papel de destaque, com várias iniciativas agendadas em parceria com o Gymnasium e o grupo de marcha Mexe-te Mó.
No que diz respeito à promoção de uma alimentação saudável, neste domingo, dia 7, na Feira de Maio, em Quelfes, a Tunipex promove uma ação dedicada ao atum, enquanto fonte privilegiada de ómega 3.
A Docapesca, outra das parceiras do Maio Mês do Coração em Olhão, promove duas iniciativas: a confeção de uma refeição saudável, que será servida aos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, e um showcooking, no Dia do Pescador, 31 de maio, a encerrar o programa.
Finalmente, e ao longo de todo o mês, os restaurantes da cidade aderentes à iniciativa irão promover o que de melhor e mais saudável a gastronomia olhanense e a dieta mediterrânica têm para oferecer.