Os "Concertos ao Entardecer" estão de volta à Fortaleza de Sagres, com Luca Argel, no dia 8 de setembro, Pedro Branco, no dia 15 de setembro e Jasmim, no dia 22 de setembro.
Os “Concertos ao Entardecer” constituem um projeto da Associação ArQuente que alia projetos musicais emergentes, essencialmente do panorama nacional, «a uma componente humana, paisagista, arquitetónica e histórica, explica nota da Fortaleza de Sagres».
Luca Argel é cantor, compositor e poeta brasileiro, radicado há mais de 10 anos em Portugal. Os seus projetos artísticos conciliam pesquisa histórica, ativismo político e experiências musicais que desconhecem fronteiras. Tem várias parcerias com artistas portugueses dos mais variados estilos: desde a cantora Ana Deus, para cantar poemas de Fernando Pessoa, até a parcerias com o rapper Keso ou com A Garota Não. Os seus últimos álbuns, “Samba de Guerrilha” e “Sabina” já passaram por diversos palcos e festivais em Portugal, além de Espanha, França e Macau.
Pedro Branco, guitarrista, move-se entre a música improvisada e a música pop independente. Partilhou o palco com músicos tão distintos como Lena D’Água, Luis Severo, Afonso Pais, Jesse van Ruller e conta já com uma extensa discografia como co-líder de projetos. Em 2022 estreia-se a solo com o álbum “A Narrativa Épica do Quotidiano”.
Jasmim assumiu-se no espectro musical contemporâneo após ter surpreendido com a demo “Primavera” (2016) e com o EP “Oitavo Mar” (2017). Em 2021 apresentou o álbum “Acordado ou a Sonhar”.
Os "Concertos ao Entardecer" acontecem sempre aos domingos e têm hora marcada para as 17h30.
No dia 14 de setembro será apresentado o projeto: "Perspectivas de Abril". Trata-se de uma produção artística da associação cultural Fungo Azul, que dá a conhecer as diferentes visões e perspetivas, plurais e diversas, de vários artistas provenientes dos PALOP, sobre o que foi a Revolução dos Cravos. A iniciativa pretende assinalar os 50 anos do 25 de abril e tem a inauguração agendada para as 17 horas.
O showcase do artista Fernando Leal irá acontecer no sábado dia 21 de setembro, pelas 16h00. Este é um projeto da Epopeia RecordsTM que, segundo a mesma nota, «é uma força da natureza em palco que cativa, motiva e domina o público de uma forma inata».
No dia 28 de setembro, pelas 17 horas, será dada a conhecer "A Europa começa aqui! no Promontório de Sagres". Trata-se de uma iniciativa da Fortaleza de Sagres, realizada no âmbito das Jornadas Europeias do Património, que este ano tem como tema "Rotas, Redes e Conexões", e que conta com o design de Alexandra Santos. «O projeto expositivo pretende dar a conhecer e sensibilizar para a relevância e complexidade da paisagem cultural deste território, que está na base da distinção do Promontório de Sagres com a Marca do Património Europeu e também dar a conhecer esta rede de sítios que ligam a Fortaleza de Sagres / Promontório de Sagres a outros 66 sítios e bens patrimoniais espalhados por toda a Europa», lê-se na missiva.
O programa Fortaleza Cultural tem o apoio da Quinta do Barranco Longo. Todas as atividades culturais do programa são de entrada gratuita, desde que reservadas antecipadamente.
Para mais informações e reservas em: geral.fsagres@museusemonumentos.pt