Política

Loulé: PSD pede "contas" sobre pavimentação realizada na Freguesia de S. Sebastião

 
Em causa está o procedimento de consulta prévia, publicado a 14 de setembro de 2022, com a designação “Pavimentação da Travessa do Caminho do Bajanco”, com o valor de 45.756,24 €, que na ótica do PSD, contém "inúmeras e graves irregularidades, e que põe em causa a boa gestão dos dinheiros públicos colocados à disposição do recém eleito pelo Partido Socialista - Analídio Ponte, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião".

O PSD refere que o procedimento previa a pavimentação de 2.768 m2 de caminho, tendo sido executada e paga integralmente em setembro de 2022. Acontece, que os sociais-democratas entendem que o presidente da Junta, assinou o auto de medição e consignação da empreitada, sem que tivesse sido verificada a extensão da obra, “quando fomos efetuar a medição, verificamos que a área coberta pela obra concretizada era de apenas 1.592 m2, ou seja menos 1.176 m2 do que o contratado e pago”, esclarece um dos membros da bancada do PSD na Junta de Freguesia de São Sebastião.
 
Alegando falta de meios financeiros, o PSD explica que o executivo socialista negou o prolongamento da obra a dois residentes da zona, que acabaram, pelos seus próprios meios, por financiar a pavimentação dos acessos aos seus terrenos. “O PSD votou contra essa solução, que nos causou estranheza e nos levou a solicitar o acesso aos documentos da obra ao presidente Analídio Ponte”, complementam. 
 
O PSD refere ter pedido por diversas vezes explicações sobre o assunto, a última das quais no dia 27 de dezembro, na última Assembleia de Freguesia, não tendo obtido qualquer explicação técnica para o presumível engano.
 
Face a esta situação, a bancada do PSD diz ter solicitado recentemente o acesso à documentação de todas as empreitadas executadas o ano transato, e pediu novamente que o executivo da Junta se explicasse, por escrito, sobre este procedimento em concreto.