Sociedade

Loulé promove IX seminário “A Proteção Civil e a Comunidade”

 
No âmbito do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé realiza o IX Seminário “A Proteção Civil e a Comunidade”, no próximo dia 16 de outubro, no Cineteatro Louletano.

Através desta iniciativa, o Município de Loulé refere em comunicado, que pretende "munir o público em geral de informações sobre o funcionamento de estruturas ligadas ao setor (nacionais e europeias), alguns projetos e também os desafios que se colocam face ao impacto das alterações climáticas que têm levado ao aumento de cenários de catástrofe". 
 
A sessão de abertura, pelo presidente da autarquia, Vítor Aleixo, e pelo Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, acontece às 9h30.
 
Segue-se a apresentação de Rui Figueira, diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal, sobre a missão dos Serviços Municipais de Proteção Civil nas comunidades. Já a responsável do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, Margarida Castro Martins, irá falar sobre o dispositivo municipal de Proteção Civil e Socorro durante a Jornada Mundial da Juventude.
 
“A Proteção Civil Municipal, que desafios?” é o mote lançado pelo investigador Duarte Caldeira, enquanto que Fernando Carrilho, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, apresenta os sistemas de alerta precoce de tsunamis.
 
À tarde, a partir das 14h30, João Almeida Silva, da Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária Europeia, vai falar sobre o mecanismo europeu de Proteção Civil e a evolução até ao resCEU.
 
As infraestruturas verdes e a resiliência nas comunidades às alterações climáticas será a temática proferida por José Carlos Ferreira, da Universidade Nova de Lisboa. Da parte dos Bombeiros Municipais de Loulé, António Moital irá fala de um projeto que tem contribuído para reforçar a resiliência da comunidade: “Programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, apresentando o estudo nas populações no concelho de Loulé.
 
Finalmente, Francisco Rego, do Instituto Superior de Agronomia, fará uma exposição sobre a transformação da paisagem e incêndios rurais.
 
A sessão de encerramento estará a cargo do vereador do Município de Loulé, Carlos Carmo.
 
A entrada é livre, com inscrições obrigatórias até 6 de outubro em www.cm-loule.pt ou www.facebook.com/pcloule
 
Mais informações através do telefone 289 400  827 ou smpc@cm-loule.pt